COVID-19

Quantas mortes pela variante Ômicron? O que a variante Ômicron do SARS-CoV-2 pode causar?

Variante do novo coronavírus identificada na África do Sul é considerada a pior já vista.

Imagem do autor
Cadastrado por

Gustavo Henrique

Publicado em 02/12/2021 às 6:10 | Atualizado em 13/09/2023 às 13:22
Notícia
X

Descoberta na semana passada na África do Sul e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de preocupação (VOC), a Ômicron chegou ao Brasil. A nova cepa foi identificada em São Paulo.

O que se sabe até agora é que os sintomas da Ômicron são diferentes dos da Delta, a responsável pela maioria dos casos recentes de Covid-19 no mundo.

Como são os sintomas da ômicrom?

Pessoas infectadas com a variante ômicron apresentam sintomas leves, como dores musculares, cansaço e mal-estar por 1 ou 2 dias, disse a médica Angelique Coetzee, presidente da Sama (Associação Médica da África do Sul na sigla em inglês), em entrevista ao site Sputnik, publicada neste sábado (27.nov.2021).

A nova cepa identificadana 6ª feira (26.nov.2021), na África do Sul, também pode causar tosse no hospedeiro, mas, até o momento, as autoridades do país não registraram sintomas considerados mais perigosos, como a perda de paladar e olfato.

Coetzee também disse que hospitais não foram sobrecarregados com internações de pacientes com a ômicron. Segundo ela, algumas das pessoas infectadas estão sendo tratadas em casa.

A nova variante não foi detectada em indivíduos vacinados. Sobre a transmissibilidade dentro desse grupo, Coetzee diz que é necessário esperar até 3 semanas. Afirmou “não entender” a comoção em torno do assunto.

Só saberemos disso depois de duas semanas. Sim, é transmissível, mas por agora, como médicos, não sabemos por que tanta repercussão está sendo gerada, pois ainda estamos investigando isso. Só saberemos [falar sobre o nível de transmissão entre os não vacinados] depois de duas para 3 semanas porque há alguns pacientes internados e são jovens com 40 anos ou menos”, acrescentou Coetzee.

A médica disse considerar “prematura” aproibição de voos com origem em países do sul do continente africano pela União Europeia e outras nações, como o Reino Unido. Coetzee falou que ainda não é possível saber o quão perigosa é a nova variante.

Quantas mortes foram registradas pela variante Ômicron ?

De acordo com a OMS, a variante Ômicron da Covid-19 mostra um risco global “classificado como altíssimo”.

Apesar disso, o órgão adverte que ainda não é possível mensurar o perigo que a cepa representa e que ainda não há mortes confirmadas por ela.

“Até o momento não se registrou nenhuma morte associada à variante Ômicron”, disse o órgão. (Quer saber quais são os sintomas até agora apresentados pela nova variante?Acesse a reportagem do Olhar Digital).

Ainda assim,pelo alto grau de mutação da variante, há preocupação que ela escape da imunidade. “Dadas as mutações que podem conferir potencial de escape à imunidade e possível vantagem na transmissibilidade, o potencial de uma onda futura do Ômicron em nível global é alto”, completa a nota técnica.

Tags

Autor