educação

ENEM 2021: Saiba quando sai o resultado da redação do Enem 2021 e como acessar gabarito oficial da prova

Após a divulgação do gabarito, os estudantes se perguntam quando sai o resultado da redação do Enem 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 01/12/2021 às 16:38 | Atualizado em 13/09/2023 às 10:14
Notícia
X

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelou, nesta quarta-feira (01), os gabaritos oficiais do Enem 2021, tanto da versão impressa quanto da digital das provas.

No entanto, os gabaritos só permitem que o aluno saiba o total de acertos, pois o resultado com a nota final do Enem 2021 só será revelado em 11 de fevereiro.

E quando sai o resultado da redação do Enem 2021? Abaixo, veja a resposta de quando sai o resultado da redação do Enem 2021 e o gabarito oficial da prova deste ano.

Quando sai o resultado da redação do Enem 2021?

De acordo com o Inep, o mesmo dia em que o resultado será divulgado é quando sai o resultado da redação do Enem 2021. Ou seja, dia 11 de fevereiro de 2022.

Vale lembrar que a questão 157 da prova rosa foi anulada. A questão sobre a Copa do Brasilnão tinha uma resposta correta entre as opções.

A mesma pergunta também apareceu na prova azul (questão 138), na prova cinza (questão 155) e na prova amarela (questão 178).

Como ver o gabarito do Enem 2021?

O participante deve acessar os materiais no portal do Inep e clicar em 'Divulgados gabaritos e Cadernos de Questões', que explica sobre a divulgação dos gabaritos e quando sai o resultado da redação do Enem 2021.

Ao final, vai ter a opção para verificar as repostas corretas das provas.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Inep (@inep_oficial)

Como é feita a correção do Enem?

Enem utiliza um sistema de correção chamado teoria de resposta ao item (TRI), conhecido como um método antichute. Mesmo com o gabarito em mãos, não é possível saber a pontuação final do exame.

Explicações detalhadas do cálculo da nota do Enem estão disponíveis no Guia do Participante do Enem 2021.

Na prova objetiva do Enem, a nota não é calculada levando-se em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante ao conjunto das questões que formam a prova.

A TRI estima a dificuldade das questões e avalia o conhecimento dos participantes. Assim, estudantes com o mesmo número de acertos da prova poderão ter notas diferentes. 

Tags

Autor