Natureza

Moradores temem jacarés que nadam no Rio Beberibe, em Chão de Estrelas

Eles costumam nadar tranquilamente no trecho do rio junto ao lixo que toma conta do local

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 01/10/2014 às 19:12

-Reprodução/TV Jornal

Moradores estão com medo de jacarés que estão aparecendo a qualquer hora do dia no Rio Beberibe, no bairro de Chão de Estrelas, na Zona Norte do Recife. Os primeiros animais começaram a aparecer no fim do ano passado e costumam percorrer tranquilamente o trecho do rio junto ao lixo que toma conta do local. Um dos moradores chegou a contar cinco jacarés enquanto os animais tomam banho de sol. Quando os animais estão em baixo d'água, as bolhas denunciam onde eles estão.

A população acredita que os animais estejam se reproduzindo e o maior medo é que, com fome, ataquem moradores da comunidade Arco-Íris, onde existem muitas casas na beira do rio. Outra preocupação é com as crianças pequenas, que costumam tomar banho na água. Já os jovens que jogam futebol no entorno já perderam várias bolas com medo de ir apanhá-las quando caem no rio. Eles chegam a jogar pedra na bola para tentar levá-las a margem.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) informou em nota que os jacarés encontram-se em habitats naturais e que esses animais estão aparecendo com mais frequência porque, além da redução de seus espaços provocada pelo homem, estão sendo atraídos pelos alimentos oferecidos pela população. A CPRH recomenda não alimentar os jacarés para evitar aproximação e caso um desses animais venha a ficar encurralado em uma propriedade particular, entrar em contato com a agência para fazer o resgate. O telefone da CPRH é o (81) 3182-8905.



+VÍDEOS