Economia

Aumento de quase 11% na conta de água preocupa moradores de condomínios

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 25/02/2016 às 10:00

-Reprodução/TV Jornal
O aumento de 10,69% na tarifa de água autorizado pela Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE) começa a valer a partir de Março, mas já está preocupando síndicos e moradores de condomínios. Isso por que será difícil manter o valor da mensalidade paga e o reajuste é quase que inevitável.

De acordo com o administrador de condomínios Alan Barros, o gasto com água representa 20 a 25% dos gastos mensais dos prédios. A solução para driblar o aumento, é buscar alternativas e conscientizar os moradores.

Desde 2004 está em vigor em Pernambuco a lei 12.609, que determina a colocação de hidrômetros individuais nos prédios para que cada morador pague exatamente pelo o que consumiu. De acordo com o presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-PE), em alguns prédios, principalmente os mais antigos, é difícil instalar o aparelho devido às questões estruturais e, por isso, é preciso contar com a ajuda dos moradores.

Em edifícios novos, a instalação do hidrômetro individual é a melhor alternativa, mas apenas 5% dos condomínios adotam esta medida.




+VÍDEOS