Futebol

Copa do Nordeste apoia associação de autismo em Pernambuco

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/01/2019 às 18:37

-Bruno Campos / TV Jornal

Um golaço de inclusão dentro e fora do gramado. Não é só nas quatro linhas que a Copa do Nordeste está batendo um bolão. O torneio regional vem conquistando vitórias em outros campos, inclusive os sociais. A cada ediçaõ ele vem apoiando uma ação social é o autismo, com o tema “conhecer para entender e entender para incluir”. Diversas instituições que tratam do transtorno no Nordeste serão beneficiadas.

Aqui em Pernambuco, a parceria foi feita com a associação de famílias para o bem estar e tratamento da pessoa com autismo (Afeto), que existe desde 2005, sendo a mais antiga associação voltada para o segmento no Estado. A sede fica localizada na Rua Inácio Galvão dos Santos, número 309, na Encruzilhada, na Zona Norte do Recife. Nela atuam 44 profissionais, como psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais para atender 30 crianças e jovens de 2 a 22 anos de idade. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta em horário comercial. A afeto é mantida a partir da colaboração dos pais e de doações.

“O autismo é uma desordem neurológica que acontece no indivíduo, impossibilitando-o na interação social. Qual o nosso trabalho? Fazer com que ele vença essa barreira e se torne um ser social e conseguir se inserir na sociedade, com as demandas dela. Para isso contamos com uma equipe multidisciplinar. Tudo para que esse indivíduo saia para o mundo e seja feliz”, afirmou Angela Lira, a coordenadora da instituição.

Uma dos garotos atendidos é Pedro Alves de 6 anos. A mãe dele, a enfermeira Natacia Medeiros, diz que o garoto mudou bastante desde que chegou na associação há três anos. “Nesse período ele teve um ganho enorme. Quando ele começou a ser atendido aqui ele não falava, não escrevia e nem comia direito. Hoje mudou tudo, agora ele até brinca com outras crianças aqui. Antes da Afeto eu nem lembro como era a nossa vida, foi um avanço impressionante”, disse Natacia.

A parceria e o Tour da Taça

Com a parceria com a Copa do Nordeste, a associação terá suas ações ainda mais divulgadas durante o tour da taça, nas redes sociais do torneio e dos clubes e também nos estádios. “Esse convite foi maravilhoso pra gente. Esporte é tudo. Os pais ficaram eufóricos com essa oportunidade”, disse Angela.

A administradora Juliana Alaíde, mãe do Vinícius Castro, de 5 anos, também atendido na instituição, destacou os diversos ganhos da iniciativa. “Nós ficamos muito felizes porque em uma sociedade que não é muita inclusiva você receber um convite para ser visto é muito bom. Nossos filhos são capazes de participar de qualquer evento, ainda mais esses de grande porte. E enquanto alvirrubros vamos vibrar muito mais agora nos jogos da Copa do Nordeste por saber que eles apoiam a nossa causa”, contou Juliana.

+VÍDEOS