Missa

Fraternidade e Políticas Públicas é tema da Campanha da Fraternidade

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 06/03/2019 às 18:15

-Reprodução/TV Jornal

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, lançou nesta Quarta-feira de Cinzas (6), durante a tradicional Missa de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2019, com o tema "Fraternidade e Políticas Públicas". A celebração religiosa que marca o início do período de Quaresma aconteceu em frente à igreja de Santa Cecília, no bairro da Boa Vista, área Central da capital. Reaberto no fim do ano passado, o templo abriga os encontros da Pastoral do Povo da Rua.

"Achamos que seria um bom lugar para lançar a campanha, já que as lideranças aqui trabalham com moradores de rua, que são as pessoas mais excluídas e necessitadas de políticas públicas para viverem com dignidade", destacou Saburido. "A campanha esse ano chegou em um tempo muito oportuno, em uma fase de mudança de governo, quando tudo precisa ser replanejado. A gente precisa que os católicos abram os olhos e participem dos conselhos, porque são muitas as situações de exclusão em que a igreja atua através das pastorais", completou.

Integrante da Pastoral do Povo da Rua, Margarida Rosa da Silva, 65 anos, reforça a importância do tema. "É muito pertinente. A área de políticas públicas precisa ser muito trabalhada no nosso País, onde os pobres são muito descuidados. Quando a igreja sugere essa temática, ela fomenta no Brasil inteiro a necessidade de debater o tema e conscientiza a população."

Confira:

Missa

A Missa de Cinzas aconteceu na Rua da Conceição, às 16h. Para os católicos, ela marca o início do período chamado Quaresma. "É um tempo de conversão, um retiro espiritual que dura 40 dias. Foi esse o tempo em que Jesus ficou no deserto fazendo oração e penitência para começar a sua missão. É nossa preparação para a Páscoa, o acontecimento mais importante da igreja."

+VÍDEOS