DENÚNCIA

Denúncias de atraso da bolsa ao estudantes do Ganhe o Mundo

Estudantes reclamam de atraso no pagamento da bolsa, e demoram 15 dias para receber

Juliane Marinho
Juliane Marinho
Publicado em 28/06/2019 às 14:15
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Depois de denúncias de atrasos no pagamento das bolsas do programa ganhe o mundo, o Governo do Estado de Pernambuco anunciou que rompeu o contrato com a empresa de turismo que era responsável pelos pagamentos aos estudantes. O Programa Ganhe o Mundo permite que alunos de escolas pública estudem no exterior com as despesas pagas pelo Governo de Pernambuco. As vagas de intercâmbio são para o Canadá, Nova Zelândia, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Austrália e Colômbia.

Segundo o Secretário de Educação e esportes de Pernambuco, Frederico Amancio, ocorreu um atraso no repasse da quantia depositada mensalmente. "Houve um atraso no repasse, são seis parcelas como se fosse mesada paga para os estudantes. Os estudantes recebem todos os meses esse valor e essa última parcela sofreu um atraso porque a agência não tinha repassado para os estudantes", comentou.

O Governo de Pernambuco, Paulo Câmara falou sobre o ocorrido, "Já está sendo resolvido, essa empresa será punida, mas o que não pode ser impeditivo de continuar fazendo esse trabalho de todo ano ter 1000 alunos indo para o exterior. Mudando a vida deles, e transformando sonhos em realidades".

Resposta

Em resposta, o Secretário de Educação e esportes de Pernambuco, Frederico Amancio afirmou que os repasses referente a bolsa já foram regularizados, e o Governo do Estado rompeu com a empresa. Devido os problemas ocorridos o Governo encerrou o contrato com a agência 2G Turismo.

A empresa 2G Turismo & Eventos enviou nota, nessa quinta-feira (27), afirmando que "e empenhou no cumprimento das obrigações, atendendo a todas as determinações, prazos e demandas estabelecidas nesses processos de contratação". Confira a nota na íntegra:

"A 2G Turismo & Eventos embarca, desde 2012, estudantes da rede pública de ensino para participar de programas de intercâmbio, na modalidade High School e Cursos. Ao longo desse período, a 2G já enviou quase dois mil alunos dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Espírito Santo para os mais variados destinos, a exemplo do Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Nova Zelândia.

A execução desses serviços é sempre precedida de processo de contratação pública, conforme determina a Lei de Licitações que estabelece, entre tantas exigências, melhor preço e comprovação da habilitação técnica econômico-financeira. A 2G Turismo & Eventos sempre se empenhou no cumprimento das obrigações, atendendo a todas as determinações, prazos e demandas estabelecidas nesses processos de contratação.

Lamentavelmente, os preços praticados na execução das últimas remessas de estudantes ao exterior se revelaram insuficientes para fazer frente às inúmeras obrigações decorrentes dos contratos firmados com o Estado de Pernambuco. Essa situação se agravou pela persistência da crise econômico-financeira que assola o país e da alta do dólar, moeda pela qual estão atrelados a maior parte dos custos contratuais. Ainda assim, a 2G decidiu dar seguimento à execução do contrato, enviando todos os alunos para os destinos contratualmente previstos.

Para tanto, a 2G precisou realizar um plano de adequação, junto aos fornecedores do Canadá, com a finalidade de dilatar os prazos para pagamento. Por esse motivo, foi com grande surpresa que a 2G recebeu a informação de que determinado fornecedor do Canadá se insurgiu contra o acordo que já havia sido firmado e vinha sendo regularmente cumprido. Além disso, os valores apontados por tal fornecedor correspondem, aproximadamente, ao dobro do montante efetivamente devido pela 2G e, ao contrário do afirmado, a empresa vem cumprindo rigorosamente suas demais obrigações contratuais, especialmente quanto ao pagamento das bolsas relativas à ajuda de custos para a manutenção dos estudantes no exterior. Ressalte-se que a 2G não precisou renegociar prazos para pagamentos dos valores devidos a fornecedores de outros países, já que, perante esses, foi possível honrar as datas inicialmente previstas.

Nesse sentido, a 2G Turismo e Eventos reforça o compromisso e comprometimento com o Programa de Intercâmbio, ao tempo em que assegura a todos que cumprirá as suas obrigações perante o Estado de Pernambuco, fornecedores e parceiros, sem que haja nenhum tipo de prejuízo para quem quer que seja, especialmente, para os estudantes intercambistas. É importante destacar que os alunos, atualmente no exterior, estão na iminência de concluir, regularmente, o programa de intercâmbio em andamento, com retorno previsto para esta semana".

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