Sarampo

Menino de sete meses morre com suspeita de sarampo no Agreste

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) diz que vai investigar o caso

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 19/08/2019 às 16:52
Divulgação
FOTO: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, no último sábado (17), a morte de um menino de sete meses, que morava em Taquaritinga do Norte, no Agreste, com suspeita de sarampo. De acordo com a secretaria, a morte da criança não tem relações com o caso do jovem de 18 anos, situado na mesma cidade, pois, é um dos cinco casos da doença confirmados até o momento, em 2019.

Segundo as informações da SES, a confirmação se a causa da morte do menino, foi de fato sarampo, deve chegar em torno de trinta dias. Até lá, o órgão afirma que não há motivos para pânicos na cidade, mas reforça o alerta.

Doença

O sarampo é uma doença infecciosa, que é causada por um vírus, podendo ser fatal. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. os sintomas são acompanhados de febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Atualmente, a única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Estoque de vacinas

De acordo com a Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC), a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola tem ficado em escassez nos últimos dois anos nas clínicas privadas, e o aumento repentino dos casos de sarampo faz com que os estoques fiquem desregulados.

O presidente da (ABCVAC), Geraldo Barbosa, afirma que os estoques não conseguem atender 3% da demanda. Ainda segundo ele, a produção mundial para a vacina contra o sarampo não está conseguindo suprir a demanda vacinal e alerta para que a população mantenha todas as vacinas em dia.

+VÍDEOS