Denúncia exclusiva

Denúncia: SDS investiga abusos de poder cometidos por policiais

As vítimas contam que os policiais tomaram dinheiro e fizeram ameaças

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 09/10/2019 às 19:39
Acervo/TV Jornal
FOTO: Acervo/TV Jornal

Uma dona de casa e um homem denunciam policiais por abuso de autoridade. As vítimas contam que, no último fim de semana, foram obrigadas à entregarem dinheiro após serem ameaçadas. A mulher informou que deu quase mil reais e o rapaz quase três mil reais da venda que tinha feito de uma motocicleta. Os dois casos tiveram queixas prestadas na Corregedora Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) e a investigação já foi instaurada para apurar dois casos.

Abuso de poder

Segundo as vítimas, os policias se aproveitaram do ''poder'' para tirar dinheiro das pessoas. Diante das denúncias, ong's que monitoram as políticas públicas de segurança em Pernambuco reforçam a necessidade de denunciar os casos suspeitos de abuso de autoridade.

Orientações

O gabinete de Assessoria Jurídica das Organizações Populares (Gajop) irá lançar uma cartilha com orientações sobre o que fazer quando perceber um abuso de poder cometido por policiais.

Resposta da SDS

Em nota, a Corregedora Geral da SDS disse que instaurou uma investigação para apurar o caso do rapaz que aparece na reportagem. Já o caso da mulher que também faz a denúncia por meio da matéria que exibimos, foi denunciado à ouvidoria e será encaminhado para a corregedoria. Se comprovadas as versões dos denunciantes, serão tomadas providências no âmbito disciplinar.

+VÍDEOS