tragédias

Crimes de feminicídio em Recife e Paulista marcam o dia 24 outubro

Os assassinatos das duas mulheres aconteceram nesta quinta-feira (24)

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 24/10/2019 às 19:30
Cortesia
FOTO: Cortesia

O que poderia ser um dia alegre, se transformou em tristeza para duas famílias. Nesta quinta-feira (24), Dinorah Cristinha Barbosa, de 35 anos, e Marta Maria dos Santos, de 27 anos, foram por vários tiros e asfixiada, respectivamente. Nos dois casos, os companheiros das vítimas sãos os suspeitos de cometerem o crime. A crueldade dos assassinatos repercutiu entre os familiares e vizinhos das vítimas.

Paulista

Dinorah Cristinha estava dormindo no mesmo quarto, com a mãe e a filha de oito meses, quando foi morta após vários disparos, no bairro de Maranguape ll, em Paulista. De acordo com o tio da vítima, a morte está relacionada ao companheiro dela, que queria o aborto e não aceitava a gravidez de Dinorah. "A família desconfia dela por causa das ameaças", falou o tio.

Nota da polícia

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Força Tarefa de Homicídios, registrou o homicídio de Dinorah Cristina Barbosa da Silva, 35 anos, ocorrido na na madrugada desta quinta-feira (24) , em Maranguape II, Paulista. A vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo realizados por dois homens encapuzados que invadiram a residência de Dinorah. O caso segue sob investigação da 7a DPH/DHPP.

Recife

Marta Maria foi estrangulada dentro da própria casa, no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife. De acordo com uma vizinha, que não quis se identificar, o marido da vítima confessou o crime. "Quando eu tava subindo, eles já estavam discutindo. A mãe de Marta ligou para ela levar as crianças para a escola. Uns 10 minutos, o suspeito retornou para a mãe da vítima e disse que tinha deixado a esposa morta no quarto", contou uma vizinha que não quis se identificar.

O suspeito Jhonata Vasconcelos da Silva, de 29 anos, foi preso em Gravatá, no Agreste de Pernambuco, e encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O homem também já cumpriu pena pelo assassinato de outra ex-mulher. A vítima deixa dois filhos, um de 9 e outro de 5 anos de idade.

Resposta da polícia

A Polícia Civil prendeu em flagrante a pessoa de Jonatha Vasconcelos da Silva, 29 anos pelo feminicídio de Marta Maria da Silva, 27 anos ocorrido na madrugada desta quinta (24), no bairro de Brejo de Beberibe, Recife. Uma equipe da Força Tarefa de Homicídios, liderados pelo delegado Iam Campos compareceu até o local e encontraram a vítima morta na cama da residência do casal, tendo o preso confessado o assassinato. Familiares relataram que a vítima estava grávida de dois meses. Seu corpo foi encaminhado para o IML. O caso será encaminhado para a Delegacia da Macaxeira e terá a frente o delegado Diogo Bem.

Uma por Uma

Existe uma história para contar por trás de cada feminicídio, em Pernambuco. Em 2018, o projeto Uma por Uma, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, mapeou onde as mataram, as motivações do crime, acompanharam a investigação e cobraram a punição dos culpados.

+VÍDEOS