iniciativa

Respiradores danificados de hospitais são consertados para combate ao coronavírus em Pernambuco

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 150 respiradores precisam de conserto

Com informações de Lílian Fonsêca
Com informações de Lílian Fonsêca
Publicado em 03/04/2020 às 19:42
Paulo Daniel/TV Jornal
FOTO: Paulo Daniel/TV Jornal

Cerca de 8 profissionais trabalham em um laboratório para o conserto dos respiradores mecânicos. Os primeiros aparelhos começaram a chegar e, até esta sexta-feira (03), o Senai Pernambuco já recebeu 16 respiradores vindos dos hospitais Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas, Miguel Arraes e Barão de Lucena.

>>>Coronavírus: Governo de Pernambuco determina fechamento de praias e parques por 3 dias<<<

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a estimativa é que cada respirador mecânico, em funcionamento, atenda até 10 pacientes. Ainda de acordo com a secretaria, em Pernambuco, 150 respiradores precisam de conserto. Uma montadora de veículos ainda vai receber os aparelhos para os reparos necessários. O objetivo é que voltam a funcionar nos leitos dos hospitais públicos o mais rápido possível.

A ação faz parte de uma iniciativa que atende 16 estados brasileiros. A estimativa do Senai Nacional é que cerca de 3.600 respiradores precisam de consertos em todo o Brasil.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

+VÍDEOS