greve

Condutores de ambulância de Pernambuco decretam estado de greve e sindicato faz denúncia

O sindicato confirmou o estado de greve da categoria

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 21/05/2020 às 19:10
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Os condutores de ambulância de Pernambuco decretaram estado de greve, nesta quinta-feira (21), e o sindicatos da categoria denuncia que os profissionais da área não estão fazendo teste do novo coronavírus e, por trabalharem no setor de saúde, o risco de contaminação é maior.

O Samu, por exemlpo, teve aumento no número de chamados para atender pessoas com sintomas respiratórios. A central passou a ter uma média de 50 atendimentos por dia. Antes, registrava de 3 a 5 ocorrências diariamente.

Nota de resposta

A Secretaria Estadual de Saúde(SES-PE) esclarece que a testagem para o diagnóstico da Covid-19 é voltada para todos os profissionais que atuam na área de saúde, seja na rede pública ou privada. Portanto, os condutores de ambulância estão inseridos nesse grupo com direito a realização de testagem em Pernambuco.

Para realização do exame nos profissionais da área de saúde e de segurança, e seus familiares - com os quais tenham contato domiciliar e que estejam com sintomas gripais -, a SES-PE dispõe de dois centros avançados de testagem para Covid-19, localizados no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe)– instituição vinculada à SAD, no bairro da Boa Vista, área central do Recife – e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), no Complexo de Salgadinho,em Olinda. Os postos, sob a coordenação das secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Administração (SAD), funcionam diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 17h.

Documentos para testagem

No entanto, os condutores que necessitem realizar a testagem precisam ter o agendamento realizado pela chefia imediata por e-mail. Também é necessário o preenchimento do formulário pela chefia imediata. Clique aqui e tenha acesso ao documento.

O documento deve ser anexado junto aos e-mails de solicitação:

[email protected] e [email protected]

Os centros avançados realizam dois tipos de exames: o RT-PCR, nos casos dos profissionais, preferencialmente testado até o sétimo dia do início dos sintomas gripais, podendo, porém, ser estendido até o décimo dia, caso persistam os sintomas; e o teste rápido, para os casos em que o paciente esteja há mais de sete dias do início dos sintomas e também com mais de 72h desde o desaparecimento dos sintomas.

+VÍDEOS