pandemia

Governo de Pernambuco anuncia mudanças no plano de retorno das atividades não essenciais

Ao todo, de acordo com o governo, 32 setores retomam de forma gradativa

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 05/06/2020 às 18:40
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (05), mudanças no plano de retomada das atividades não essenciais. De acordo com o governo, parte dos 32 setores que voltarão a operar ao longo das 11 etapas previstas teve o cronograma antecipado ou sofreram alterações nas regras de funcionamento, para contemplar as especificidades de cada segmento.

>>Veja o cronograma completo do retorno das atividades não essenciais em Pernambuco

  • Além da reabertura do comércio atacadista, a construção civil voltará a funcionar com 50% de seu efetivo em horário livre, e não mais das 9h às 18h.
  • Shopping centers também poderão oferecer o serviço de coleta por drive thru nos estacionamentos uma semana antes do previsto.
  • Clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia retornam às atividades dia 10 de junho.

Protocolo

Para todos os setores, será adotado um novo protocolo obedecendo determinações de distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação. Deverá ser mantida a distância mínima de 1,5 metros; escalonamento de horário de refeição dos colaboradores; evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal; dividir as equipes de trabalho em grupos para evitar aglomerações; no caso de filas, demarcar os espaços no chão e manter barreiras físicas no caso de atendimento direto aos clientes.

Também será necessário uso e fornecimento de álcool 70%; uso e fornecimento de máscaras; além de limpeza e desinfecção de superfícies tocadas, áreas comuns e banheiros de uso coletivo. As empresas também deverão comunicar a todos os trabalhadores e clientes sobre os procedimentos em relação à doença. Além dessas determinações, 15 setores seguirão ainda protocolos próprios.

Conograma do retorno das atividades econômicas em Pernambuco
Conograma do retorno das atividades econômicas em Pernambuco
Reprodução/Governo de Pernambuco

Demissões no comércio

O presidente do Sindicato de Lojistas do Recife (Sindilojas), Frederico Leal, garantiu que os comerciantes estão prontos para a retomada das atividades, mas lembrou sobre a dificuldade do setor em manter o quadro de funcionários por conta do período sem poder abrir as lojas.

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) atualizou os números do novo coronavírus em Pernambuco. Entre os confirmados nas últimas 24 horas, 205 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 799 como casos leves. Além disso, foram confirmadas 71 mortes, ocorridas desde o dia 13 de abril. Com isso, o Estado registra 3.205 óbitos pela covid- 19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

+VÍDEOS