golpe

Polícia Federal faz alerta para golpes durante saques e depósitos em caixas eletrônicos

De acordo com a Polícia Federal, os dois golpes fizeram várias vítimas em Pernambuco

Com informações de Lílian Fonsêca
Com informações de Lílian Fonsêca
Publicado em 29/07/2020 às 18:57
Day Santos/TV Jornal
FOTO: Day Santos/TV Jornal

A Polícia Federal (PF) faz um alerta para as pessoas que costumam utilizar os caixas eletrônicos. De acordo com a PF, criminosos estão praticando novos golpes no momento em que as vítimas realizam saques e depósitos. Em entrevista, nesta quarta-feira (29), o Chefe de Comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro, explicou a ação dos bandidos.

As imagens cedidas pela Polícia Federal mostram como os golpistas agem para aplicar um dos golpes. Eles observam que uma cliente do banco está com envelope de depósito e tentando efetuar a operação. Diante disso, um homem chega e oferece ajuda. a mulher entrega o envelope contendo o dinheiro que seria depositado.

Nas imagens, também é possível ver que em uma das mãos ele segura um outro envelope, do mesmo banco, só que vazio. É neste momento em que a troca acontece e a vítima sequer percebe a ação. O envelope vazio é o que acaba sendo depositado. De acordo A Polícia Federal, o golpe é antigo, mas nos últimos meses tem sido bastante praticado pelos criminosos.

Outro tipo de golpe

Em um outro tipo de golpe, os estelionatários usam um dispositivo dentro da entrada onde os cartões são inseridos nos caixas eletrônicos. Desta maneira, eles copiam a trilha do cartão (uma identificação que fica nesta barra escura).

Além disso eles usam uma microcâmera na parte de cima do terminal eletrônico para registrar o momento em que o cliente digita a senha. Com essas duas informações, os golpistas confeccionam vários cartões clonados.

+VÍDEOS