SAÚDE

DENÚNCIA de FALTA DE HIGIENE no HOSPITAL OTÁVIO DE FREITAS e flagra de RATOS E GATO nos corredores

Vários vídeos foram enviados por telespectadores da TV Jornal para denunciar a falta de higiene no Hospital Otávio de Freitas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 04/11/2020 às 18:46 | Atualizado em 20/06/2023 às 9:41
Reprodução/Whatsapp
FOTO: Reprodução/Whatsapp

Com informações de Leonardo Baltar

Os telespectadores da TV Jornal enviaram vídeos que mostram ratos nos corredores e um entrando e saindo de uma sala no Hospital Otávio de Freitas (HOF), na Zona Oeste do Recife.

A nossa reportagem foi até a unidade de saúde, nesta quarta-feira (04), e foi informada de outros problemas no local, como aglomerações e superlotação.

Em um vídeo feito por familiares de pacientes que estão internados na ala sul do Hospital Otávio de Freitas, fica claro que não há distanciamento entre os doentes e alguns acompanhantes precisam ficar sentados no chão, como risco de pegar alguma doença.

Já outro vídeo mostra a superlotação nos corredores do Hospital Otávio de Freitas. As macas lotadas de pacientes dividem espaço com quem precisa passar pelo corredor.

Além disso, uma mulher reclama da falta de ortopedistas. De acordo com ela, o filho está com o braço imobilizado desde agosto e deveria ser reavaliado neste mês de novembro.

Ainda acordo a mulher, que não quis ser identificada, o médico está de férias e só vai atender a criança no final de dezembro.

Nota do Hospital Otávio de Freitas

A direção do Hospital Otávio de Freitas (HOF) informou que "reconhece a demanda de pacientes no hospital, mas ressalta que não nega atendimento".

De acordo com o HOF atua "prestando a devida assistência para cada caso, agilizando exames e procedimentos, para dar rotatividade aos leitos, e encaminhando para outros serviços de referência e de retaguarda, quando necessário".

"Informa, ainda, que a unidade está funcionando normalmente, com as equipes multiprofissionais atuando e abastecida de medicamentos e insumos para acolhimento do público".

"Todo paciente admitido na unidade, que apresente qualquer sintoma gripal ou relato contato com caso positivo para Covid-19, é notificado e encaminhado para uma área específica de internação que foi criada para este tipo de atendimento", ressalta.

"Este paciente é notificado como caso suspeito e passa a seguir todos os trâmites de acompanhamento médico, inclusive com a realização do exame RT-PCR".

"Portanto, no ambiente da emergência do Otávio de Freitas não há casos suspeitos para doença".

"A unidade destaca que orienta os pacientes e acompanhantes a tomarem as medidas de controle sanitário contra a proliferação do novo coronavírus, como o uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento físico".

"Os profissionais também são qualificados permanentemente para seguir as recomendações sanitárias".

A nota ainda informou que o HOF "também que atua, permanentemente, com equipes de limpeza e dedetização na unidade, realizando inspeção em suas dependências, visando a higienização dos ambientes, buscando, assim, prevenir a presença de roedores".

"É importante salientar, ainda, a necessidade de pacientes e acompanhantes armazenarem de forma adequada alimentos dentro do ambiente hospitalar, para auxiliar nas ações de higiene da unidade".

"Por fim, sobre a denúncia de falta de ortopedistas no serviço, a direção do HOF esclarece que o setor de ortopedia ambulatorial conta com equipe reforçada para atendimento às demandas de rotina".

+VÍDEOS