internação

Paulo Gustavo sofre lesões cerebrais e estado de saúde é crítico, diz revista

O ator está internado, por causa de complicações causadas pela covid-19, e luta contra a vida

Com informações da revista Veja
Com informações da revista Veja
Publicado em 03/05/2021 às 17:15
Reprodução Globo/João Cotta
FOTO: Reprodução Globo/João Cotta

O ator e comediante Paulo Gustavo teve uma piora significativa no estado de saúde. De acordo com a revista Veja, os médicos descobriram um uma abertura entre os pulmões e as veias, chamada de fístula broncovenosa. Por causa disso, bolhas de ar entraram na corrente sanguínea, causando uma embolia, insuficiência cardíaca e lesões cerebrais. O artista está internado em decorrência de complicações da covid-19 desde o dia 13 de março.

De acordo com a apuração da revista Veja, ainda não há como medir a extensão das lesões e a equipe médica analisa a possibilidade de realizar uma nova cirurgia, de risco altíssimo, para fechar a fístula broncovenosa. O ator Paulo Gustavo segue precisando da Oxigenação por membrana extracorporal (ECMO), que é uma espécie de pulmão artificial.

Covid-19 e internamento

Paulo Gustavo, de 42 anos, foi internado no dia 13 de março, mas a assessoria de imprensa do comediante só divulgou a informação no dia 15 de março, deixando muitos fãs de surpresa. Inicialmente, Paulo foi internado consciente. Ele chegou a fazer postagens nas redes sociais, de dentro do hospital.

> Paulo Gustavo ‘acordou e interagiu bem’ com médicos e marido antes de piora no estado de saúde

Com o agravamento do quadro clínico, no entanto, Paulo Gustavo foi intubado no dia 21 de março. À época, o objetivo, de acordo com comunicado oficial, era de evitar uma piora no estado de saúde do ator, que já tinha dificuldades para respirar.

Antes de ser intubado, Paulo Gustavo rezou, pedindo proteção à Santa Dulce, de quem é devoto. Ele também se despediu do marido, o médico Thales Bretas. “Te amo! Já volto!”, disse o ator ao companheiro, de acordo com relato de uma amiga de Paulo Gustavo.

ECMO

Chamou atenção o fato de Paulo Gustavo estar sendo tratado com os melhores recursos tecnológicos disponíveis atualmente. Entre eles, o ECMO, que funciona como um pulmão artificial para quadros extremamente graves. O tratamento pode custar até R$ 30 mil por dia.

No último final de semana, a equipe médica confirmou que o estado de saúde de Paulo Gustavo é crítico. O esposo do ator escreveu nas redes sociais que a situação “é difícil”.

> ECMO: conheça o tratamento feito em Paulo Gustavo e entenda qual o papel na covid-19

Vários artistas como Tatá Werneck, Ingrid Guimarães, Maria Flor e Leandro Hassum já fizeram declarações públicas de amor e torcida pela recuperação de Paulo Gustavo. A família pede orações.

+VÍDEOS