Descaso

Pacientes com leucemia sofrem com falta de medicamentos em PE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 07/04/2017 às 19:14

-Reprodução/TV Jornal

Os pacientes com leucemia denunciam o descaso do Governo do Estado com o tratamento da doença. De acordo com eles, um medicamento a base de tretinoína, conhecido como Atra, está em falta na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) há quatro meses e desde então os pacientes precisaram parar o tratamento.

Ana Cláudia tem a doença e faz tratamento no Hemope há 10 meses. Ela conta que precisa de duas caixas do medicamento por mês. “O que eles falam é que trocaram o fornecedor e que não tem data prevista de chegar o medicamento, aí enquanto isso a gente fica adiando o tratamento. Se eu parar de tomar, corre o risco de vir a doença mais forte ainda”, conta.

Cada caixa do medicamento custa cerca de R$ 1. 500, mas até nas farmácias o remédio está em falta. De acordo com o Hemope, o laboratório responsável pelo Atra parou de fornecê-lo. O caso foi levado ao Ministério Público, que exigiu o fornecimento. Uma parte foi entregue em março e uma nova licitação está em andamento para restabelecer o fornecimento do produto.

+VÍDEOS