Cultura

Mundo Bita é destaque pernambucano no centenário da animação

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/10/2017 às 19:19

-Reprodução/TV Jornal

Há 100 anos, a exibição do filme "O Kaiser", feito pelo cartunista Seth, pseudônimo de Álvaro Marins, marcava o início da história da animação no Brasil. O curta, exibido no Cinema Pathé, na Avenida Rio Branco no Rio de Janeiro, infelizmente se perdeu no tempo. Em 1928, o produtor Luiz Seel criou com o animador João Stamato outra animação importante para a história, o curta “Macaco Feio, Macaco Bonito”. Este é o mais antigo curta de animação brasileiro com a cópia preservada.

Um dos responsáveis pela popularização dos filmes brasileiros de animação no cinema comercial foi Maurício de Souza, o criador da Turma na Mônica. O primeiro longa foi “As aventuras da turma da Mônica”, em 1983. O sucesso foi tão grande que, apenas nos anos 80, foram produzidos cinco longas com a turminha do bairro do Limoeiro.

A evolução da tecnologia mudou o panorama das criações, dando mais possibilidades de técnicas,como por exemplo da tradicional 2D para a 3D. Com isso, os personagens invadiram a publicidade.

-Reprodução/TV Jornal

Pernambuco

Em Pernambuco, a animação “Vendo/Ouvindo”, de 1972, dirigido por Lula Gonzaga em parceria com Fernando Spencer e Firmo Neto foi a primeira produção. As produções pernambucanas tem uma característica marcante, são produções autorais, com muitos traços da cultura como cordel e bonecos de barro. O cineasta Marcos Buccini publicou o livro "A História do Cinema de Animação em Pernambuco" com detalhes sobre as produções do estado.

Entre as animações mais famosas de Pernambuco, está o "Mundo Bita", que teve início em 2011 após Chaps Melo, um dos sócios da empresa Mr. Plot, desenhar o personagem Bita para decorar o quarto da sua primeira filha. Um dos mais importantes canais infantis do YouTube, já acumula mais de 1 bilhão de visualizações em cinco anos.

+VÍDEOS