Esportes

PMs pernambucanos ganham medalhas em competição de jiu-jítsu

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/10/2017 às 19:35

-Divulgação / PMPE

Dois policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de Pernambuco saíram vitoriosos do campeonato nacional de jiu-jítsu e trouxeram medalhas de ouro e prata para o Estado. A competição, na modalidade sem quimono Submission, reúne alguns dos melhores atletas do Brasil e aconteceu no Rio de Janeiro. Aos 33 anos, o lutador Douglas Tomé, sargento da Polícia Militar de PE, foi sendo bicampeão na modalidade pesadíssimo, para mais de 100 quilos. Já o soldado e lutador Ramiro Rufino, de 31 anos, se tornou vice-campeão na modalidade pesado. Ambos faixa azul, venceram três duros combates em dois dias.

Alunos dos mestres Luciano Pio e do soldado Renato Burgos, Tomé e Rufino foram revelados pela academia ZR TEAM localizada na Ilha do Retiro, onde diariamente treinam.

Para o sargento Tomé, que participou da disputa pela segunda vez, a vitória faz parte de uma disciplina diária. "Treinei bastante e estou muito feliz de trazer mais essa vitória para nosso Estado", exclama. A relação da profissão com as artes maciais é motivo de comemoração. "Sinto-me realizado porque faço o que gosto. Sou estudante de Educação Física, lutador e policial militar. Estou sempre aplicando meus conhecimentos no meu dia dia e repassando experiências para meus amigos no trabalho, o que faz toda diferença na hora de agir", comenta.

A arte marcial prepara o policial para qualquer situação de crise, segundo o soldado Rufino." No mês passado, fomos chamados para uma ocorrência em Jaboatão dos Guararapes, onde um homem fez pessoas de refém. Tudo correu bem! Então estamos prontos para atuar profissionalmente com nossa técnica", explica. A participação dos atletas militares nos campeonatos é de suma importância. "Conhecemos vários batalhões de outros Estados e muitos atletas renomados já afirmam que Pernambuco é referencia no Jiu-Jitsu", completa Tomé.

-Divulgação / PMPE

Ação social

Há 8 meses, o Bope iniciou um Projeto Social no qual policiais militares treinam artes maciais com crianças das comunidades vizinhas da unidade. Tomé e Rufino também são professores. O objetivo da Polícia Militar, segundo os PMs, tem relação com o bem estar social.

+VÍDEOS