Descaso

Pacientes denunciam falta de medicamentos no Hospital Barão de Lucena

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 22/11/2017 às 18:30

-Reprodução/TV Jornal

Neste ano, 600 mil novos casos de câncer devem ser registrados no país, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Questões como prevenção e detecção precoce se tornam primordiais, principalmente quando se considera que boa parte da população nem sempre dá a devida atenção ao problema. Mas quando a doença já está em estado avançado, a medicação é o principal aliado para o tratamento.

Pacientes que recebem medicação do Hospital Barão de Lucena (HBL) na Avenida Caxangá, no bairro de Iputinga, na Zona Oeste do Recife, estão sem poder receber 14 tipos de medicamentos. A lista dos remédios que estão em falta é entregue pelos funcionários do hospital aos enfermos, a maioria é usada por pacientes que estão lutando contra o câncer. Muitos estão interrompendo o tratamento por não terem condições financeiras para pagar pela medicação.

-Reprodução/TV Jornal

Alguns medicamentos são vendidos em farmácias, mas custam muito caro, outros são oferecidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com os pacientes tem remédio que está em falta há dois meses, e que chegam a custar mais de R$ 3 mil.

Na manhã desta quinta-feira, uma paciente do Barão de Lucena faleceu. A mulher residia em Gravatá e vinha até a capital para receber a medicação. Um dos remédios que ela utilizava está na lista dos que estão em falta. Entre 2007 e 2015, o aumento do número de casos de morte por câncer foi de 13%.

Marcação de exames

Entretanto, os problemas do HBL não se limitam há falta de medicação para o tratamento do câncer, a demora para conseguir marcar exames também é denunciada por quem precisa dos serviços da unidade. Segundo os pacientes, o serviço de marcação por telefone não funciona. São filas enormes para poucas vagas disponíveis, tem quem tente marcar um exame desde junho deste ano.

+VÍDEOS