Arrombamento

Casa onde morou o compositor Capiba é arrombada

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 24/01/2018 às 17:38

-Reprodução/TV Jornal

A Casa de Capiba, no Espinheiro, Zona Norte do Recife, foi arrombada na terça-feira (23). Durante a madrugada, o portão da residência foi furtado. Funcionários do prédio vizinho perceberam a movimentação e chamaram a polícia, mas quando os policiais chegaram a Rua Barão de Itamaracá o portão já havia sido levado.

O local foi onde o compositor Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, viveu por 50 anos. Em setembro do ano passado, quando a casa ainda estava a venda, o comunicador Geraldo Freire, da Rádio Jornal, publicou um vídeo nas redes sociais, cobrando providencias do Governo do Estado em favor da preservação do imóvel. Em outubro, a Secretaria de Cultura do Estado aceitou o pedido de tombamento da residência.

Resposta

Por meio de nota, a Secretaria de Administração (SAD), responsável pelo processo de desapropriação da Casa de Capiba, informou que mesmo com o Decreto de Desapropriação publicado no DOE, o processo ainda está em fase de conclusão. Com isso, a posse da Casa de Capiba ainda continua sob a responsabilidade do espólio da família.

O imóvel em questão não possui tombamento em nível federal e nem está inserido em poligonal de entorno de bem tombado pelo Iphan.

+VÍDEOS