Transtornos

Motoristas enfrentam congestionamento por conta das obras na BR 101

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 01/02/2018 às 19:55

-Reprodução/TV Jornal

As reclamações sobre a BR-101 são comuns sobre os buracos, falta de sinalização, insegurança e o engarrafamento. No bairro da Macaxeira estão sendo realizadas obras de requalificação da via, mas a falta de sinalização indicando que o trecho está em obra está complicando a vida dos motoristas.

"Péssimo, mal sinalizado, não tem placa de desvio, nem nada.", contou o motorista Carlos Arruda. Com o congestionamento alguns condutores estão fazendo manobras proibidas como transitar pelo acostamento, para escapar das horas no engarrafamento. Os trabalhos na BR só devem ser concluídos no ano que vem.

Por meio de nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, afirma que a obra é considerada a maior intervenção viária realizada em Pernambuco nesta década. O investimento está sendo de R$ 192 milhões. A previsão de conclusão dos serviços é até o final de 2018. No total, os serviços contemplam 30,7 quilômetros da BR-101 entre Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes.

Confira os trechos da obra:

Trecho I

A primeira intervenção da obra é realizada no sentido Jaboatão e vai do km 62,8 (viaduto ao lado do Terminal de Integração da Macaxeira) até o km 67,4 (viaduto da Caxangá). Nesse espaço o tráfego segue pelo primeiro desvio e continua pela pista contrária, que passa a ter mão dupla com uma faixa - sentido Jaboatão - e duas faixas - sentido Paulista. O fluxo de veículos segue até entrar no segundo desvio e à pista em direção à Região Sul. Ao longo desse segmento foram abertos cinco acessos que levam ao bairro de Dois Irmãos, ao Pátio do Detran, ao supermercado Atacadão, além das avenidas Norte e Caxangá.

Trecho II

A segunda frente dos trabalhos acontece do km 76,5 (a saída do bairro do Ibura, nas proximidades à saída da Policlínica) até a Coca-Cola (Prazeres), no Km 82,3 - sentido Norte/Sul. A pista da direita possui 5,8 quilômetros interditados em virtude da retirada/remoção das placas de concreto e da reestruturação do pavimento.

Nesse segmento, os condutores que seguem no sentido Norte/Sul (Prazeres) deverão utilizar um desvio que leva à pista da esquerda, seguindo em mão dupla até pegar o segundo desvio. Depois voltarão à pista em direção à Região Sul, onde estão localizados as vias de acesso às comunidades e às empresas localizadas naquela área.

Conclusão

Posteriormente, serão realizados os trabalhos de recuperação do acostamento, da drenagem sub-superficial e aplicação do asfalto, finalizando com a implantação da sinalização da rodovia. Os trechos, os desvios e vias de acesso e saída da BR-101 estão devidamente sinalizados com placas refletivas. Para o trânsito fluir melhor e reforçar a segurança dos usuários, um operário (sinaleiro) está orientando a população cada desvio, nos horários de maior movimento - 6h às 19 horas.

Cada etapa da obra disponiliza placas de sinalização indicando os desvios e os acessos provisórios. As interdições contam com dispositivos de redução de velocidade no início das faixas interditadas. Todas as linhas de ônibus e transporte público não sofrerão mudanças nos seus traçados. O foco é minimizar os transtornos e dar mais segurança aos usuários da rodovia.

+VÍDEOS