FESTIVAL

Chefs oferecem oficinas gratuitas de gastronomia no Shopping Recife

TV Jornal / JC Online
TV Jornal / JC Online
Publicado em 20/02/2018 às 16:55

-Divulgação

Nova versão do Festival Gastronômico de Pernambuco, criado há 16 anos, o festival Pernambuco Bom de Mesa inicia sua primeira etapa. Dentro do Espaço Gastronômico Pernambuco Bom de Mesa, evento que acontece na Praça de Eventos do Shopping Recife, o Festival Gastrô recebe mais de trinta chefs de todo o País. A maior parte, naturalmente, com atuação em Pernambuco.

Até o dia 25, a arena hospeda, entre os convidados, chefs como Danielle Dahoui, do restaurante paulistano Ruella, Roberta Sudbrack, do Rio de Janeiro, e Rodrigo Oliveira, do Mocotó, em São Paulo. A ação é realizada pela Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) e pelo o Shopping Center Recife.

Este ano, o festival tem como tema a cozinha de afeto. “O festival busca incentivar a renovação de receitas de nossos antepassados que continuam servindo de inspiração para as novas gerações de cozinheiros. Além disso, a gastronomia pernambucana ganha grandes contribuições com o olhar, receitas e técnicas de chefs de diversas localidades do País”, diz o chef César Santos, idealizador e criador do festival. “Queremos que os chefs busquem receitas da infância, da memória da afetividade deles”, complementa.

Segunda etapa

A segunda etapa do festival acontece entre os dias 1º e 3 de março, quando 14 restaurantes do Recife, Olinda, Ipojuca e Fernando de Noronha recebem chefs de fora para a criação de menus especialmente oferecidos durante o período. Cada casa vai receber um chef convidado que, junto ao anfitrião, vai elaborar menus inspirados no tema Herança de Sabores. O restaurante Beijupirá de Olinda, por exemplo, recebe a chef mineira Mônica Rangel. O chef baiano Marcones de Deus estará na Oficina do Sabor, de Porto Alegre o chef Alexandre Sharin comanda os pratos do Wiella e a especialista em cozinha paraense, Daniela Martins, fica á frente do cardápio do Varanda, em Fernando de Noronha.

Ainda dentro da programação, o Pernambuco Bom de Mesa realiza, no dia 20 de março, nas dependências da Uninassau, o concurso gastronômico para os estudantes de diversas faculdades da capital e interior do Estado. E, entre 13 a 15 de abril, acontece a Feirinha Pernambuco à Mesa, no parque das esculturas do Shopping Center Recife, com o comércio de comidinhas criadas por chefs, culinaristas e cozinheiros, programação musical e estandes com os principais nomes da cozinha pernambucana, da coquetelaria e um espaço dedicado ao café.

+VÍDEOS