Maternidade

Paralisação do Cisam acaba, mas atendimento às gravidas segue precário

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 22/02/2018 às 18:35

-Reprodução/TV Jornal

Servidores do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM-UPE) paralisaram as atividades por 24h, nesta quarta-feira (21), em protesto contra precariedade da unidade, que é referência para o atendimento às grávidas que enfrentam gestações de risco. Nesta quinta-feira (22), a suspensão do atendimento acabou, mas o atendimento às gestantes segue precário.

Segundo as denúncias, no centro, faltam funcionários e as gestantes em trabalho de parto ficam em situações precárias. Em vídeos, é possível ver as gestantes esperando em poltronas, no corredor da emergência da maternidade, muitas em trabalho de parto, esperando uma vaga desde essa terça-feira (20).

Preocupação com os bebês

A situação não é só complicada para as gestantes. Os recém nascidos que vão para o Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal ficam em berços muitos próximos uns aos outros, aumentando o risco de infecções.

A superlotação no berçário fez com que as incubadoras fossem ligadas de forma improvisada, inapropriadas para o local, pois sobrecarregam a energia, podendo causar curto circuito e incêndio. A falta de espaço para os berços é tão séria, que um banheiro foi interditado para que pudesse caber mais um.

+VÍDEOS