Saúde

Doença de Chagas pode ser transmitida por caldo de cana e açaí

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 13/04/2018 às 19:55

-Reprodução/TV Jornal

A contaminação de alimentos se tornou a principal forma de transmissão da doença de Chagas no Brasil. Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) confirmaram, a pedido do Ministério da Saúde, que o açaí é um alimento transmissor da infecção.

O mal de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que pode ser adquirida por meio do contato com as fezes do barbeiro, seja pela pele, seja via oral. Entre os principais sintomas estão febre, inchaço e problemas cardíacos, que, em estado mais avançado, levam o paciente à morte.

A principal forma de contaminação conhecida era através do barbeiro, que propaga a infecção ao picar um novo indivíduo, ele defeca e elimina parasitos nas fezes. Estes patógenos entram na corrente sanguínea das pessoas quando elas coçam a picada e acabam promovendo o contato das fezes do barbeiro com a área ferida da pele. Quando os parasitas entram pela cavidade oral, a doença é muito mais grave.

Sucos

Mais de 70% dos casos agudos de doença de Chagas no Brasil são resultado da transmissão alimentar, principalmente pelo consumo de sucos batidos, como o de açaí, porque barbeiros são triturados acidentalmente junto com as bebidas. O mesmo se passa com diferentes frutos populares na Amazônia. Além disso, animais silvestres doentes podem transmitir o parasito para pessoas que comem carne de caça.

+VÍDEOS