Direitos humanos

'Houve um excesso', diz OAB-PE sobre condução de youtubers algemados

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/04/2018 às 18:55

-Reprodução/TV Jornal

Fantasiados com roupas da série 'La Casa de Papel', da Netflix, três youtubers foram presos nessa terça-feira (17) enquanto tentavam gravar uma pegadinha no frente ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. Imagens da saída do grupo da cadeia viralizaram na internet.

Os três foram liberado sem camisa, algemados e com correntes no pés. Para o vice presidente da comissão de direitos humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), é possível identificar excessos no caso. "Houve um excesso. Se tratam de três rapazes sem histórico de violência, sem, talvez, nenhuma ameaça a aqueles que conduziam. E além do uso de algemas o que se noticia é que eles foram algemados pelo pé, na nossa avaliação há um excesso nessa condução.", explicou Marcelo Santa Cruz.

De acordo com o Supremo Tribunal Federal as algemas devem ser usadas em casos de resistência, possibilidade de fuga ou de perigo à integridade dos presos ou de terceiros. O advogado dos adolescentes informou que entrará na Justiça contra o uso de algemas e correntes nos jovens. O secretário de Defesa Social Antônio de Pádua falou sobre a condução policial. Confira:

Sério Cabral

O uso de algemas na prisão do ex-governador do Rio Sérgio Cabral Filho (MDB), condenado por corrupção e outros crimes, está sendo investigado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

O ministro que saber se houve abuso de autoridade quando o emedebista foi levado algemado para exames no Instituto Médico Legal em Curitiba, no Paraná, depois de transferido da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio.

+VÍDEOS