Portaria

SDS recomenda que policiais evitem pronunciamentos nas redes sociais

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/05/2018 às 17:55

-Reprodução/TV Jornal

Uma nova portaria publicada no Diário Oficial está causando polêmica. Isso porquê no texto, destinado aos servidores da Secretaria de Defesa Social do Estado, é recomendado que se evite pronunciamentos sobre atuações profissionais, expressões que possam ser entendidas como discriminatória sobre raça, gênero, orientação sexual e religião e só devem divulgar pensamentos que não comprometam a imagem da instituição.

O presidente do Sindicato dos Policiais(Sinpol) Aureo Cysneiros, concorda com o documento, entretanto teme que seja uma forma de censura. "A questão das investigações, é claro que todo policial sabe que não pode divulgar nas redes sociais. Agora, a gente não quer que essa portaria seja um pretexto de tolher a opinião dos policiais. Se for para impedir os polícias de comentarem, de expressar sua opinião sobre a segurança pública do Estado, aí a gente discorda.", afirmou Cysneiros.

A portaria surge dois meses depois do afastamento de um delegado depois da repercussão negativa de um post dele em uma rede social. Jorge Ferreira do plantão da Delegacia da Mulher está sendo investigado por uma postagem no Facebook com acusações falsas contra a vereadora Marielle Franco, executada no Rio de Janeiro.

Assista:

+VÍDEOS