Golpe

Novo esquema de agiotagem utiliza máquinas de cartão de crédito

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 12/09/2018 às 17:55

-Reprodução/TV Jornal

A Polícia Civil alerta sobre uma nova prática de empréstimos clandestinos. Os criminosos promovem a agiotagem eletrônica através de máquinas de cartão de crédito. A ação é considerada um crime à economia popular e é oferecida através de anúncios distribuídos por todo Recife.

A ação funciona com os criminosos propondo empréstimos em dinheiro, através da utilização do cartão de crédito das vítimas. Dessa forma, a vítima recebe a quantia e parcela a dívida na maquineta com os juros preestabelecidos pelos criminosos.

"Os agiotas aproveitam-se da necessidade das pessoas e emprestam o dinheiro de forma rápida à juros extorsivos", explica a delegada do consumidor Beatriz Gibson. Ela destaca que as pessoas devem procurar instituições reconhecidas para fazer empréstimos.

Crime de agiotagem tem pena de até seis anos

Mesmo classificado como um crime de menor potencial, é importante que as vítimas denunciem. Para isso, a Polícia precisa da comprovação do agiota ou do local onde foi feita a transação. A pena para o crime de agiotagem é de seis meses à dois anos de detenção.

+VÍDEOS