CRIME

Três mil comprimidos de ecstasy são apreendidos na Imbiribeira

TV Jornal / JC Online
TV Jornal / JC Online
Publicado em 19/10/2018 às 15:15

-Foto: Cortesia / PCPE

A Polícia Civil detalhou na manhã desta sexta-feira (18) a prisão de quatro homens, a partir de investigação iniciada no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, por tráfico de drogas sintéticas. Com o grupo, foram encontrados três mil comprimidos de ecstasy. Os policiais do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) e da Delegacia de Polícia de Delitos de Trânsito (DPDT) chegaram ao grupo através de denúncia anônima. A ocorrência foi registrada na terça-feira (16).

De acordo com o delegado Newson Motta, gestor do Depatri, policiais foram até o local indicado, a casa de Luiz Gabriel da Silva Quirino, 19 anos, com a informação de que havia uma remessa de ecstasy por sedex. “Nós designamos uma equipe para acompanhar a entrega desse material e verificar a verificar a veracidade da informação”, afirmou Motta.

Lá, os policiais encontraram uma caixa embrulhada para presente, que continha mil comprimidos da droga dentro de uma almofada em formato de coração. Com o flagrante, Luiz Gabriel confessou o crime e afirmou que fazia parte de um esquema de tráfico. “Ele disse que estava associado a outras pessoas para traficar”, explicou o delegado. O acusado também afirmou que repassaria o entorpecente para duas pessoas que iriam até sua residência em um veículo Fiat Uno para repassar o entorpecente.

A polícia aguardou até que chegaram no local Luã Oliveira Amaral, 24 anos, e Lucas Ferreira Torres, 23 anos. A dupla foi questionada e assumiu que foram à casa de Luiz para receptar a droga. Eles contaram à polícia que o ecstasy seria entregue a uma terceira pessoa, que ficaria responsável pela revenda. Os policiais também verificaram que a dupla estava com outra caixa, no mesmo estilo da primeira, contendo mais dois mil comprimidos da droga.

Estes dois mil comprimidos teriam sido entregues por Ivanildo Jorge dos Santos Filho, 30 anos, que foi também foi preso após ser localizado no bairro da Macaxeira. O esquema, segundo os suspeitos, seria chefiado por Gabriel Albuquerque Ribeiro, 19 anos, que já havia sido preso por tráfico de ecstasy em julho de 2018 e estava em liberdade provisória desde o último 8 de outubro.

Os quatro homens foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles estão à disposição da Justiça. Os três mil comprimidos foram apreendidos pela Polícia Civil, que está procurando o acusado Gabriel Albuquerque.

De acordo com o delegado Paulo Jean, titular da DPDT, as investigações sobre o caso estão trabalhando para desbaratar um esquema de tráfico de drogas sintéticas muito maior relacionado ao caso. “Essa entrega não foi a primeira e nem foi a última, estamos identificando a origem dessa droga, até a entrega aqui”, esclareceu. Para a polícia, há indícios de outros destinos que seriam usados pelos acusados para recolher mais drogas do mesmo tipo.

Efeitos do ecstasy

O perito criminal Delson Sanglard examinou o material e afirmou que os comprimidos foram confirmados como feitos de uma substância conhecida como MDMA, popularmente chamada de “ecstasy” ou “bala”. “Os efeitos são de 35 a 40 minutos depois da ingestão e afetam a percepção da realidade", explicou.

“A droga melhora as relações interpessoais, os sentidos e o humor, mas pode ter efeitos cardiovasculares sérios, além de psicose, paranóia, depressão após o uso”, afirmou Sanglard. “Existem casos que foram registrados morte pelo uso em excesso dessa droga ou pela associação com outras substâncias que potencializam os efeitos”, concluiu.

+VÍDEOS