Eleições 2018

Urnas já foram enviadas para Zonas Eleitorais do Grande Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/10/2018 às 12:50

-Agência Brasil

Neste domingo (28), os eleitores brasileiros deverão ir aos seus locais de votação fazer a escolha do Presidente da República, que governará o país nos próximos quatro anos. Para preparar tudo para o dia de votação, na manhã desta sexta-feira (26), equipes policiais já estavam nas ruas fazendo a segurança dos equipamentos, no Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.

As urnas e os caminhões estão devidamente lacrados para impedir qualquer possibilidade de fraude. Desde às 8h desta sexta, comboios com 53 veículos saíram em direção às cidades da Região Metropolitana do Recife. São cerca de 5 mil urnas espalhadas em 17 zonas eleitorais do Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Dia de votação

No domingo (28), a expectativa é de que mais de 6.570.000 eleitores votem, em Pernambuco. A maioria desses eleitores são mulheres, que somam 500 mil a mais que homens, entre os cidadãos aptos a votar no Estado. Elas representam 53,61% do eleitorado.

O eleitor que não pôde votar no primeiro turno das eleições e não conseguiu justificar a ausência ainda pode preencher o formulário de justificativa eleitoral pela internet ou entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral. Há também a possibilidade de enviar o formulário pelo correio ao juiz da zona eleitoral. O prazo para justificar é de até 60 dias após cada turno da votação.

Como justificar o voto?

Pela internet, o eleitor pode justificar a ausência utilizando o “Sistema Justifica”, nas páginas do TSE ou dos tribunais regionais. No formulário online, o eleitor deve informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar.

O requerimento de justificativa gerará um código de protocolo, que permite ao eleitor acompanhar o processo até a decisão do juiz eleitoral. A justificativa aceita será registrada no histórico do eleitor junto ao Cadastro Eleitoral.

+VÍDEOS