Saúde

Idosa de 78 anos senta no chão em fila de marcação no Hospital das Clínicas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/11/2018 às 21:02

-Reprodução/TV Jornal

Quem precisa marcar uma consulta ou agendar um exame nos Hospital das Clínicas de Pernambuco, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, precisa começar o dia antes mesmo de o Sol aparecer. Além disso, é necessário enfrentar uma espera que pode durar o dia inteiro, em filas enormes, sem que haja ao menos um lugar para sentar. Essa foi a situação em que a reportagem da TV Jornal encontrou nesta quarta-feira (14) Dona Severina Maria. A aposentada de 78 anos estava sentada no chão, acompanhando a fila à distância até que chegasse sua vez de fazer a marcação de um exame de sangue.

"Já fui no banheiro sem poder andar, já voltei, já fui ali...", relatou a idosa, que também se queixou do calor no local: "É um sofrimento!", lamentou a aposentada.

Por volta das 8h da manhã, a fila de atendimento prioritário, que já estava grande antes, só aumentava. A aposentada Vera Lúcia, de 67 anos, também teve que esperar na fila para conseguir fazer a marcação de um exame de sangue.

Outros pacientes reclamam que é preciso madrugar no local para garantir a marcação de uma consulta médica, o que só aumenta o sofrimento de quem vem de cidades do interior do Estado. Mesmo com muita gente chegando ainda durante a madrugada, a marcação começa apenas às 10h.

Confira na reportagem:

Através de nota, a assessoria do Hospital das Clínicas informou que a fila é reflexo da grande demanda de exames, "o que também é observado na rede particular", diz a nota. Ainda segundo a assessoria, pessoas com necessidade de atendimento prioritário, como portadores de doenças graves, transplantados, idosos e gestantes, têm uma fila específica e que atende de forma mais rápida.

+VÍDEOS