Saúde

Câncer de pele: médico alerta para os sintomas da doença

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/11/2018 às 20:55

-Reprodução/TV Jornal

Dados do Ministério da Saúde informam que o câncer de pele é o tipo de câncer mais comum do Brasil. Cerca de 165 mil novos casos foram registrados no País apenas em 2018. Esse é o caso de Artur Leite, que tem 87 anos e mora em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Agricultor aposentado, ele passou a maior parte da vida levando sol diretamente no rosto durante várias horas.

Foi a filha dele, a também agricultora Socorro Leite, que percebeu algo errado em uma mancha que o pai tinha no rosto, muito próxima ao nariz. Segundo ela, a mancha aumentava de tamanho e escurecia com o passar o tempo: "Eu percebi que ela estava crescendo e ficando escura. Como que ela 'tava enchendo'... aquilo de leve, mas estava".

O diagnóstico veio depois que a filha buscou ajuda médica para o pai, que hoje faz o tratamento da doença no Hospital de Câncer de Pernambuco, que fica no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

O oncologista Mário Rino conversou com a TV Jornal nesta terça-feira (27) e explicou quais são os sintomas que, percebidos, ligam o sinal de alerta para o surgimento da doença: "Os pacientes que desenvolvem lesões cutâneas, sinais, e esses sinais começam a crescer, começam a mudar de forma, começam a mudar de cor, começam a formar feridas ou a ulcerar, sangrar; esses pacientes devem procurar o serviço de saúde".

Ainda de acordo com ele, o fato de que a população de Pernambuco vive numa área de alta incidência de radiação solar aumenta significativamente o índice de lesões cutâneas relacionadas a câncer.

Confira na reportagem exibida nesta terça pelo Por Dentro com Cardinot.

Assista:

+VÍDEOS