Igreja

Defensor dos direitos humanos, Dom Helder faria 110 anos nesta 5ª

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 07/02/2019 às 15:45

-Agência Brasil

Se estivesse vivo, Dom Helder Câmara completaria 110 anos nesta quinta-feira (07). Conhecido como o Dom da Paz, Dom Helder foi arcebispo de Recife e Olinda. Ele nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 1909, e morreu no dia 27 de agosto de 1990. Grande defensor dos direitos humanos, Dom Helder pregada uma igreja simples e voltada para os pobres.

Homenagem no Recife

Para marcar o aniversário de Dom Helder, será realizada ainda nesta quinta, na Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista, um sarau com música e poesia. O evento começa às 19h, quando também será lançado um banco de memórias gravadas em vídeos com depoimentos de pessoas que conviveram com Dom Helder.

Processo de Beatificação e canonização

O processo de beatificação e canonização de Dom Helder Câmara já está em Roma, aguardando parecer da comissão de bispos e teólogos do Vaticano. De acordo com a Arquidiocese de Olinda e Recife, na documentação, há menções de milagres atribuídos ao sacerdote. Se comprovador, ele será nomeado beato e passará para a fase de canonização. Nessa nova etapa, será preciso a comprovação de dois milagres para ser nomeado santo.

+VÍDEOS