Carnaval

Confira o esquema de mobilidade para os polos do Carnaval no Recife

TV Jornal | JC Online
TV Jornal | JC Online
Publicado em 21/02/2019 às 15:43

-Acervo JC

Foi divulgado, na manhã desta quinta-feira (21), o esquema especial de mobilidade para o Carnaval 2019 do Recife. Durante uma coletiva de imprensa, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), anunciou que 320 profissionais, entre 110 agentes e orientadores de trânsito, irão trabalhar diariamente na Festa do Momo. Além disso, esquemas especiais de ônibus e interdição de vias serão realizados para facilitar o tráfego dos foliões. O tradicional Expresso Folia está confirmado para mais um ano.

Galo da Madrugada

Para o Galo da Madrugada, o esquema de transporte Expresso Folia contará com 30 ônibus que levarão e buscarão os foliões do maior bloco de rua do mundo em pontos estratégicos. Haverá coletivos saindo dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna, levando o público para os polos de folia na capital pernambucana. A passagem custa R$ 12, ida e volta.

Bloqueios

Uma das principais mudanças anunciadas para este ano é a interdição antecipada da Ponte Duarte Coelho, que estará bloqueada para o tráfego de veículos a partir do dia 26, às 22h. Além disso, a Ponte Buarque de Macedo também terá tráfego para veículos bloqueados. A partir do dia 2 de março, a via será exclusiva para pedestres.

A Rua Princesa Isabel será bloqueada para tráfego de carros e motos, com bloqueio previsto para o dia 1º de março - apenas táxis e ônibus poderão trafegar pelo local. A Ponte Giratória será interditada, também, a partir do dia 1º. Neste período, apenas condutores que forem utilizar o estacionamento do Paço Alfândega, táxis e ônibus terão acesso à via.

Já a ponte Maurício de Nassau será bloqueada a partir do dia 2. A Ponte de Limoeiro ficará aberta para o trânsito, porém, poderá ser bloqueada de acordo caso haja esgotamento de vagas gratuitas de estacionamentos disponibilizadas pela Prefeitura do Recife Tribunal Regional Federal (TRF).

Estacionamento

Assim como vinha acontecendo em anos anteriores, a Prefeitura disponibilizará estacionamento gratuitos, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e no Tribunal Regional Federal (TRF), localizados na Avenida Cais do Apolo. Ao total, serão 1500 vagas destinadas a carros e 300 para bicicletas e motos. Especificamente para os ciclistas, a recomendação é que os mesmos apresentem um cadeado, para a maior segurança do equipamento.

Táxis

A Prefeitura também anunciou uma parceria com o Convênio de Táxi Metropolitano, que foi assinado por nove municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Com isso, táxis dos municípios de Olinda, Igarassu, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes poderão embarcar e desembarcar passageiros livremente na cidade. O Convênio que já teve início na quarta-feira (20) e se estende até o dia 6 de março, Quarta-feira de Cinzas.

+VÍDEOS