Folia

Veja como será a mobilidade no Carnaval 2019 do Recife

TV Jornal / Roberta Soares
TV Jornal / Roberta Soares
Publicado em 27/02/2019 às 16:35

-Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Confira, no vídeo abaixo, feito com a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, o esquema da Prefeitura do Recife para a mobilidade no Carnaval 2019.

Ressaltando que este ano os aplicativos de transporte privado continuam sem atendimento especial, apesar de a regulamentação do serviço ter sido sancionada em novembro de 2018, e o Expresso da Folia, serviço de ônibus que há 18 anos leva a população para os polos do Bairro do Recife, está 20% mais caro.

Expresso da Folia está mais caro

O Expresso da Folia, que há 18 anos faz sucesso no Carnaval do Recife, estará mais caro este ano. Aumentou 20%. A tarifa passou de R$ 10 em 2018 para R$ 12, com direito à viagem de ida e volta. A Prefeitura do Recife explicou que o custo de operação apresentado pelas empresas que vão oferecer o serviço aumentou e, por isso, o reajuste foi inevitável. Vale ressaltar que o Expresso da Folia é um contrato privado firmado entre as empresas de ônibus e os shoppings que oferecem o serviço. Não tem nenhuma relação com o sistema de transporte público de passageiros, gerido pelo Estado.

Como contrapartida ao aumento, a população tem a promessa de menos filas, intervalos menores e viagens mais rápidas. “Ano passado foram 30 ônibus e este ano serão 39 compondo a frota. Temos como meta intervalos entre 10 e 15 minutos para saída dos coletivos. E já pedimos às empresas que não lotem os ônibus para iniciar as viagens, como forma de oferecer conforto aos usuários”, afirmou Taciana Ferreira, presidente da CTTU e responsável pela fiscalização do serviço.

O Expresso da Folia sairá dos Shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna, levando o público até o Bairro do Recife ou ao Galo da Madrugada. Começa a operar às 7h no Sábado de Zé Pereira, com o Expresso Galo, e segue com o serviço tradicional a partir das 15h do domingo de Carnaval. Os pontos de desembarque e embarque de retorno são os mesmos do ano passado: Avenida Cais do Apolo (edifício do Porto Digital) e Rua Madre de Deus (estacionamento do Paço Alfândega).

+VÍDEOS