Cais José Estelita

Estelita: Túlio Gadelha afirma que obra é questionada politicamente

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/03/2019 às 16:15

-Reprodução/TV Jornal

O Deputado Federal Túlio Gadelha (PDT) é um dos políticos que estão presentes na luta contra a demolição dos armazéns do Cais José Estelita, no bairro de São José, área central do Recife. O parlamentar afirmou que as obras, retomadas na última segunda-feira (25), é alvo de questionamentos políticos e afirmou também que a Prefeitura da Cidade aprovou o início de um processo problemático.

“Ele é questionado politicamente. A gente tem, por muitos anos, ativistas políticos, manifestantes, pessoas da sociedade civil comum que não são de acordo com o que está sendo feito aqui. A gente vê que a prefeitura passa por cima da vontade popular, da sociedade civil e resolve iniciar um processo aqui que já começou errado…”, relatou o deputado.

Confira:

Confira a nota do Consórcio acerca do projeto na íntegra

"O CONSÓRCIO NOVO RECIFE, em respeito à opinião pública, tendo em vista a decisão liminar de suspensão da demolição das ruínas dos armazéns próximos ao Cabanga, no terreno do Cais José Estelita, sente-se no dever de esclarecer o seguinte:

Após amplo debate com setores da sociedade civil, que culminou com a edição da Lei Municipal nº. 18.138/2015, responsável por introduzir o Plano Específico para as regiões do Cabanga, Cais José Estelita e Santa Rita, o projeto Novo Recife foi redesenhado e sua versão definitiva aprovada pela Prefeitura e órgãos a ela vinculados.

Dessa forma, mediante alvará de demolição regularmente concedido pela Prefeitura, o Consórcio iniciou na manhã de ontem (25.03) o processo de requalificação da área. Hoje, o Consórcio Novo Recife foi surpreendido por decisão liminar que questiona a legalidade da lei 18.138/2015, aprovada pela Câmara Municipal do Recife.

O Consórcio Novo Recife reafirma a inteira confiança nas autoridades e no Estado de Direito para a retomada das obras."

Posicionamento do Ministério Público sobre as demolições:

"A Justiça acolheu o pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e determinou a suspensão imediata das obras de demolição dos imóveis localizados no cais José Estelita. Os trabalhadores e veículos pesados mobilizados pelo Consórcio Novo Recife interromperam o serviço por volta das 12h20 desta terça-feira (26), após representantes do MPPE realizarem a notificação oficial no canteiro de obras."

+VÍDEOS