Denúncia

Câmara do Recife discute descaso em merendas municipais

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 16/04/2019 às 15:55

-Reprodução/TV Jornal

As condições das merendas escolares da rede municipal de ensino do Recife foi assunto para discussão na Câmara de Vereadores do Recife, na manhã desta terça-feira (16). O vereador responsável pelas denúncias afirmou que, além da quantidade que chega ser menor do que a demanda de alunos, muitas crianças estão sofrendo com a qualidade da alimentação.

“A gente tem verificado em nossas unidades de ensino que existe uma diferença muito grande, daquilo que a Prefeitura planejou e divulga nas propagandas, da realidade. É triste a gente saber, inclusive, que algumas crianças estão sendo liberadas para ir para casa porque a merenda não chegou”, alegou o vereador Renato Antunes (PSC).

Confira:

Resposta

Confira a nota da Secretaria de Educação do Recife na íntegra:

"A Secretaria de Educação do Recife informa que a composição do cardápio oferecido aos mais de 90 mil alunos da rede municipal de ensino do Recife é adequada às necessidades nutricionais dos estudantes, conforme recomendação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A Secretaria de Educação trabalha com uma equipe de supervisão da alimentação escolar composta por 20 profissionais de nutrição, que acompanham a distribuição, supervisionam as condições higiênico-sanitárias de manipulação de alimentos nas unidades de ensino e na cozinha central do fornecedor e fazem a avaliação nutricional mensal. Testes de aceitabilidade da alimentação escolar também são feitas mensalmente, e os resultados de aprovação da merenda registra uma média anual de 82,11%.

Para solucionar os eventuais problemas o mais rápido possível, foi criado, desde 2014, o Disk Merenda, que recebe as queixas, tira dúvidas e avalia sugestões dos usuários. O telefone é o 0800-281-2090, com atendimento de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e nas sextas-feiras, das 7h às 13h. Em relação às queixas, a Secretaria informa que a média diária de reclamações é de apenas 1,42% dos contatos.

Atualmente, a Secretaria de Educação serve cerca de 130 mil merendas diárias nos três turnos. No caso das Escolas Integrais o aluno recebe três refeições diárias, sendo dois lanches e almoço, considerando que o aluno permanece nos turnos da manhã e tarde. No caso das creches são ofertadas cinco preparações por dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar). A respeito da quantidade de merenda oferecida para alunos de creches e creches escolas, a Secretaria informa que foi realizada uma adequação do cardápio, oferecendo aos nossos alunos um cardápio de acordo com a faixa etária, respeitando os valores nutricionais, seguindo recomendação do FNDE."

+VÍDEOS