Botafogo-PB X Fortaleza

Final da Copa do Nordeste é transmitida pela TV Jornal

Final da Copa do Nordeste começa às 20h, no estádio Almeidão, em João Pessoa. Tricolor do Pici joga pelo empate

JC Online
JC Online
Publicado em 29/05/2019 às 14:55
Aurélio Alves/O Povo
FOTO: Aurélio Alves/O Povo

Após quatro meses e meio de competição, chegou o dia de conhecer o grande campeão da Copa do Nordeste 2019. No estádio Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba, Botafogo e Fortaleza disputam nesta quarta (29) o jogo de volta da decisão, às 20h. O Tricolor do Pici joga pelo empate, uma vez que venceu a partida de ida por 1x0, na semana passada, no Castelão. Já o Belo precisa de uma vitória por dois gols de diferença para ficar com a taça. Caso os botafoguenses vençam por vantagem de um gol, a decisão se dará na disputa de pênaltis.

O jogo terá ampla cobertura do SBT Nordeste, com as suas afiliadas: TV Jornal e TV Jornal Caruaru, para Pernambuco e interior do Estado, TV Tambaú e TV Borborema (Paraíba), TV Aratu (Bahia), TV Jangadeiro (Ceará), TV Ponta Negra (Rio Grande do Norte), TV Cidade Verde (Piauí), TV Difusora São Luís e TV Difusora Imperatriz (Maranhão) e TV Ponta Verde (Alagoas). Na TV Jornal, a transmissão terá a narração de Aroldo Costa, o Maior Gol do Mundo, e Maciel Júnior, o Bom de Bola. A reportagem será de Walleys Santos. A Rádio Jornal, Jornal do Commercio, JC Online e Blog do Torcedor, também estarão com profissionais trabalhando na cobertura da grande decisão, que definirá o novo rei do Nordeste.

O título, aliás, terá sabor inédito para Botafogo-PB ou Fortaleza, que nunca sentiram o sabor de conquistar o troféu do Nordestão, uma das competições mais importantes do calendário do futebol nacional. Além do prestígio, a conquista da Copa do Nordeste tem outros atrativos para os clubes, e por isso vem sendo tratada como prioridade por ambos. O campeão embolsa R$ 1 milhão de premiação e ainda garante vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2020.

Os dois times fizeram grandes campanhas na competição. O Botafogo-PB só perdeu a invencibilidade no primeiro jogo da final, semana passada, quando perdeu por 1x0 para o Fortaleza. Na fase de grupos, o Belo acabou em segundo lugar, mas com a mesma pontuação do Ceará, 18 pontos. Nas quartas de final, o alvinegro paraibano eliminou o CSA, 3x1, em jogo único. Nas quartas de final, o Botafogo despachou o Náutico, após triunfo por 2x1 no Almeidão. A equipe paraibana, comandada por Evaristo Piza, tem sete vitórias, três empates e apenas uma derrota. Na Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB está invicto e venceu o Imperatriz por 2x1, na última rodada.

Já o Fortaleza foi o primeiro colocado do Grupo A da Copa do Nordeste, com 13 pontos e apenas uma derrota, justamente para os botafoguenses, por 1x0, no Almeidão, em jogo válido pela terceira rodada da primeira fase. Nas quartas de final, o Tricolor do Pici derrotou o Vitória por 4x0 no Castelão. Na semifinal, também em casa, os comandados de Rogério Ceni ganharam do Santa Cruz por 1x0, em jogo muito equilibrado.

Oscilante no Brasileirão, o Fortaleza vem de um empate por 1x1 com o Vasco, pela sexta rodada. O time comandado por Rogério Ceni tem sete pontos e ocupa a 14ª colocação, apenas um ponto a mais do que o CSA, que abre o Z-4.

Rogério Ceni

Considerado por muitos o maior ídolo do São Paulo – vestiu a camisa do Tricolor do Morumbi por 25 anos, período em que acumulou diversos títulos, entre eles três Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial de Clubes –, Rogério Ceni vem construindo uma idolatria grande também no Fortaleza. Tanto que o treinador pode conquistar seu terceiro título pelo Tricolor do Pici.

Rogério levou o time ao título da Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado e este ano faturou o troféu do Campeonato Cearense. A próxima meta é conquistar a Copa do Nordeste.

Caso seja campeão hoje, o Fortaleza vai repetir o feito do rival Ceará, que ganhou a taça em 2015. Para o Botafogo-PB também vale se igualar ao Campinense, que levou o título para a Paraíba em 2013.

+VÍDEOS