Tabaco

Saiba onde encontrar tratamento gratuito contra o tabagismo no Recife

"A certeza maior que um médico tem diante de um fumante é que ele vai morrer", disse pneumologista durante evento de prevenção ao tabagismo

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

São vários os motivos que levam pessoas a fumar: estresse, ansiedade, cansaço adquirido durante o dia a dia. Muitos enxergam o cigarro como uma válvula de escape, uma forma de relaxar. No entanto, o tabagismo oferece vários riscos à saúde do fumante, devido à dependência química causada pela nicotina, substância presente no tabaco. No ano passado, uma pesquisa revelou que o tabaco é o responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão no mundo, um dado que assusta.

Tratamento gratuito

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado na última sexta-feira (31), foi realizada uma ação visando a alertar os fumantes sobre as doenças do fumo no Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife.

Na ocasião, foram realizados testes para checar a saúde dos pacientes, que serão acompanhados pelo ambulatório de tabagismo do Real Hospital Português, que oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. Segundo o médico pneumologista Blancard Torres, no ambulatório do Real Hospital Português, de 100 fumantes, 70 a 80 deles largam o vício. Confira aqui mais informações sobre o serviço.

Confira

Palavra do especialista

Ainda segundo Blancard, o tratamento do tabagismo precisa ser levado a sério, pois é uma doença que pode causar a morte "O tratamento do tabagismo é sério, porque a doença é mais séria ainda. O fumante tem que sair do ambulatório e dar continuidade ao tratamento. Com a persistência e resistência, ele vai conseguir parar de fumar", disse o médico, completando "A certeza maior que um médico tem diante de um fumante é que ele vai morrer".

+VÍDEOS