Doenças

Alerta: Doenças causadas pelas águas das chuvas

Especialista explica diferença entre gripe, resfriado e leptospirose. Doenças que podem contagiar pelas águas das chuvas

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 26/07/2019 às 19:15
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

As fortes chuvas diminuíram, mas os cuidados com a saúde devem redobrar. De acordo com o infectologista Felipe Prohaska, problemas de saúde, como gripe, resfriado e leptospirose podem se tornar um problema à população caso precauções não sejam tomadas.

Gripe x Resfriado

A gripe é uma doença grave, ocasionada por um vírus de várias fases, muitas são as causas que contribuem para a obtenção do vírus, descuidos com roupas e sapatos molhados, assim como a falta de vacinação podem resultar na obtenção do vírus.

Além da congestão do nariz a pessoa fica sem força pra nada, entretanto um caso pode ser mais grave que o outro. Já o resfriado é mais leve, acarreta muita secreção nasal e ocular, embora ainda se consiga realizar as atividades diárias, mesmo com dificuldades.

Leptospirose

Em 95% das vezes o quadro infeccioso da doença se assemelha a um caso viral, que pode ser confundido com gripe.

Em 5% dos casos, já evoluída pra forma mais grave, é possível observar sintomas como: dor na panturrilha, amarelamento da pele (icterícia) e a dificuldade no quadro respiratório, essa tríade seria o caso grave da Leptospirose, oque se diferenciaria dos sintomas da gripe. O infectologista ainda orienta a população quanto a importância do exame profilático contra leptospirose em unidades de saúde.

+VÍDEOS