'FACHEIRO III'

Erradicados 348 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco

De acordo com a PF, as plantações poderiam produzir 120 toneladas de maconha

Divulgação/PF
FOTO: Divulgação/PF

A Polícia Federal destruiu 348 mil pés de maconha em municípios do Sertão de Pernambuco, durante a operação Facheiro III, que tem o objetivo de reduzir a produção e a oferta da maconha. As plantações foram encontradas entre 30 de junho e 23 de julho deste ano, mas as informações foram divulgadas nesta segunda-feira (29).

As plantações foram localizadas, após um levantamento da PF, em algumas ilhas dos Rios São Francisco, em Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, além de Salgueiro, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Betânia, Parnamirim, Ibó e Floresta. De acordo com a PF, as plantações poderiam produzir, ao todo, 120 toneladas de maconha. Além dos 348 mil pés de maconha, também foram destruídos 144 plantios e 425 mil mudas da planta.

A PF também informou que as operações de erradicação de maconha em Pernambuco têm tirado o tempo de produção da droga, o que tem levado a importação da maconha para o Paraguai. A mudança tem sido mostrada pelo aumento de apreensões feitas pela polícia no país vizinho.

Facheiro

Nome dado à operação, Facheiro é uma planta da família das cactáceas e chega a atingir até dez metros de altura com ramificação verde-escuro e bastantes espinhos, ocorrendo nas caatingas dos estados do Nordeste.

+VÍDEOS