pesquisa

Transporte público perde 12 milhões de passageiros em um ano

De acordo com a pesquisa pela Assossiação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, os passageiros estão buscando meios alternativos de locomoção

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 26/08/2019 às 17:06
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), dentro de um ano, do mês abril de 2018 a abril de 2019 o transporte público perdeu mais de doze milhões de passageiros. A Urbana-PE informou que o setor registou queda de 25%, nos últimos cinco anos, no número de passageiros diariamente nos ônibus. A pesquisa foi realizada com passageiros do Recife e outras 8 cidades. Na capital pernambucana, a tarifa "A" custa R$ 3,45.

Os passageiros e motoristas reclamam da falta de segurança diária e da manutenção higiênica nos coletivos, segundo eles os assaltos são frequentes, não importante a hora do dia.

Márcio Morais, membro do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, falou sobre a diminuição do número de passageiros no transporte público e não quer que as empresas utilizem essas justificativa para aumentar o preço da passagem .''Não tem uma acessibilidade. Não tem uma segurança dentro dos ônibus. Você anda a todo momento nos horários de pico com os ônibus cheios'', disse.

Nota da Urbana-PE

A Empresa de Transporte integrado (urbana-PE) disse em nota que, tem defendido a ampliação das faixas e corredores exclusivos para oferecer mais regularidade e melhorar o atendimento do serviço à população.

+VÍDEOS