Cultura

Museu do Mamulengo e a função de contar a história da arte

O local é uma opção para quem gosta de cultura popular

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 30/08/2019 às 18:14
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

Caso você goste de arte, um local indicado para visitação é o Museu do Mamulengo, que fica no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, no bairro do Varadouro, em Olinda, e conta mais de 1000 peças, de várias culturas. O museu é aberto ao público de terça a sábado e a entrada custa apenas dois reais.

Durante a visita, é possível passar por festas e pelo trabalho árduo nas casas de farinha, descobrir a vida no sertão. Tudo bem organizado para os visitantes. ''A gente recebe visita de chineses, americanos, argentinos, alemães, franceses, entre outros. Apesar de todos não falarem português, se emocionam do mesmo jeito., porque o que toca essas pessoas quando visitam é o tema. Então, alegria, dor, paixão e festa são do mesmo jeito em qualquer lugar do planeta'', disse Luciano Borges, diretor do museu.

História

De acordo com o site da prefeitura municipal, o local foi inaugurado no dia 19 de dezembro de 1994, pelo bonequeiro Fernando Augusto Gonçalves, e passou por uma reforma estrutural no começo de 2017 para deixar o ambiente mais convidativo e atender melhor o público. ''O que tem de mais 'bacana', que eu recomendo todo mundo ver, é a questão da cultura popular, que é bem representada pelos mamulengos'', comentou o arquiteto Josiel Carneiro, durante uma visita ao local.

Serviço

Funcionamento: terça a sábado - 9h às 17h. Entrada: R$ 2,00

Telefone: (81) 3493.2753

+VÍDEOS