Dúvida

Diabete causa câncer de pâncreas? Médico esclarece a questão

O cirurgião geral, Cristiano Leão, explica a dúvida

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 19/09/2019 às 18:01
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O telespectador Paulo, que mora em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, perguntou se a diabetes pode causar o câncer no pâncreas. Através do Whatsapp, ele participou do programa Por Dentro com Cardinot, desta quinta-feira (19), e obteve a resposta do cirurgião geral, Cristiano Souza Leão.

"Não. Existe uma associação entre diabetes e câncer de pâncreas de fato. Quando a gente um câncer no pâncreas, a função pancreática pode diminuir ou até mesmo desaparecer. Então a pessoa pode evoluir com diabete associada ao câncer de pâncreas. A longo prazo, a diabete não causa câncer de pâncreas", disse o cirurgião Leão.

Diabetes

Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

Sintomas

Os principais sintomas do diabetes são vontade frequente de urinar, fome e sede excessiva e emagrecimento. Esses sintomas acontecem em decorrência da produção insuficiente de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente sua ação, causando assim um aumento da glicose no sangue. Confira a seguir os sintomas característicos de cada tipo de diabetes.

Participe do Programa

Para participar do quadro Pergunte ao Especialista, mande sua pergunta para o Whatsapp: (81) 9.8288-7873.

+VÍDEOS