Saneamento Básico

Ruas no Recife estão 'tomadas' por esgotos a céu aberto

No bairro de Jardim São Paulo, os moradores decidiram fazer a denúncia

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 20/09/2019 às 15:02
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Moradores do bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, denunciam, nesta sexta-feira (20), que várias ruas estão com esgotos a céu aberto e toda a sujeira tem deixado as pessoas doentes. a população conta que já enviou protocolos para a Prefeitura, mas nada foi resolvido ainda.

Dona Marineide, por exemplo, mora há 58 anos na Rua Canhotinho. Ela conta que de quatro anos até os dias de hoje, ela e os vizinhos vem sofrendo por conta do esgoto no portão das casas. ''Entra água dentro da minha casa. Eu fico assistindo televisão com aquele mau cheiro. Meu quarto está mofando. Meu portão está se acabando por causa dessa fedor. Quando chove, eu nem consigo entrar ou sair'', contou.

Na Rua Cabo, ainda em Jardim São Paulo, a situação é parecida. A neta de Dona Josinalda adoeceu. ''Minha neta está doente e como a gente pode evitar (a sujeira)? A gente evita na nossa casa, mas a rua como fica?" questiona.

Resposta da Emlurb

Em nota, a Emlurb esclarece que vai iniciar um serviço na Rua Frei Atanásio, em Jardim São Paulo, até o dia 30 de setembro, e que vai impactar positivamente a drenagem nas ruas mostradas na reportagem. Será realizada a substituição da galeria no local, que hoje tem ligações irregulares de esgoto. A partir desse primeiro trabalho, a equipe técnica do órgão vai verificar quais outros serviços são necessários na área.

Leptospirose

A sujeira na rua foi o motivo para uma criança de 12 anos ser infectada e pegar leptospirose, de acordo com os parentes. A criança está internada em estado grave no Imip e precisa de doação de sangue. Esse caso ocorreu em Jaboatão dos Guararapes.

+VÍDEOS