Reclamação

Vídeo mostra superlotação no HR e hospital revela dificuldades com o SUS

O Hospital da Restauração emitiu uma nota sobre a lotação e atendimento nos corredores

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 14/02/2020 às 16:06
Cortesia/Whatsapp
FOTO: Cortesia/Whatsapp

Um vídeo recebido pela produção do Por Dentro com Cardinot, nesta sexta-feira (14), mostra a superlotação no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife. No vídeo, é possível ver os pacientes em macas e os enfermeiros atendendo nos corredores, além de pessoas de abanando com pedaços de papel.

Em nota, o Hospital da Restauração informou que atualmente todos os 100 leitos disponíveis na enfermaria estão ocupados. Além disso, a unidade afirma que enfrenta várias dificuldades em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas ainda assim mantém a política de que é melhor atender todos os pacientes do que deixá-los sem atendimento nenhum, pois o HR é o único hospital público referência em emergência neurológica em Pernambuco e recebe, em média, 60 pacientes por dia.

Confira a resposta do HR na íntegra

A Emergência Clínica do Hospital da Restauração dispõe de 100 leitos, todos ocupados em suas enfermarias.

O HR NÃO FECHA PLANTÃO.

É melhor atender todos os pacientes do que deixá-los sem atendimento nenhum, pois o HR é o único hospital público referência em Emergência Neurológica no Estado e recebe, em média, 60 pacientes por dia. A maioria com retenção. Os mais graves são encaminhados para as salas vermelha e laranja; os que são atendidos nos corredores recebem os cuidados necessários pela equipe de Enfermagem e evoluem com acompanhamento médico até receberem alta hospitalar.

É oportuno lembrar que a nossa população envelheceu, milhares de pessoas deixaram os planos de saúde e há um número crescente de demandas espontâneas, sem contar com centenas de pacientes que chegam diariamente em dezenas de ônibus vindos do interior, sem a devida assistência em seus municípios.

+VÍDEOS