FAKE NEWS

Equipe da TV Jornal acompanha teste de bafômetro e desmente fake news sobre álcool em gel

O álcool em gel para higienização é permitido

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 04/03/2020 às 15:38
Severino Soares/TV Jornal
FOTO: Severino Soares/TV Jornal

Devido ao número de casos confirmados e suspeitos de coronavírus no Brasil, várias fake news surgiram em relação à epidemia. Um vídeo na internet mostra que o uso do álcool em gel, para proteção contra o vírus, pode levar à multa no teste do bafômetro, durante as operações de fiscalização. A informação foi desmentida, na última terça-feira (03), pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

O repórter Emerson Pereira acompanhou o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco, Thiago Silva, durante um teste do bafômetro. Assista o vídeo abaixo.

>>>Coronavírus: Pernambuco tem 11 notificações, quatro casos suspeitos e nenhuma confirmação<<<

>>>Brasil monitora 207 pacientes com suspeita de coronavírus<<<

Coronavírus

De acordo com SES-PE, a inalação momentânea do produto após sua utilização pode durar alguns segundos nos pulmões, caso esteja em ambiente fechado, com pouca ventilação. Contudo, a eliminação ocorre em menos de dois minutos.

Fake news

Também nas redes sociais um internauta divulgou fake news ao afirmar que haviam "61 casos confirmados" da doença em Pernambuco. Entretanto, de acordo com a secretaria de saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE), nenhum caso foi confirmado até esta quarta-feira (04). A Prefeitura do Recife prestou queixa contra o cidadão, que mora em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife e informou que o homem foi localizado.

+VÍDEOS