denúncia

Idosa com suspeita de coronavírus espera por leito de UTI; UPA afirma que vaga está reservada

Os parentes da mulher também reclamam da falta de informação da saúde da paciente. 

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 29/05/2020 às 17:48
 Bianca Souza/Acervo JC Imagem
FOTO: Bianca Souza/Acervo JC Imagem

A família de uma idosa, de 84 anos, enviou um vídeo para a produção do Por Dentro com Cardinot, afirmando que a mulher está há quase uma semana esperando por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com os parentes, ela está internada na UPA de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, com suspeita do novo coronavírus.

Os familiares afirmam que a idosa deu entrada na unidade com problemas respiratórios. A família reclama também da falta de informação da saúde da paciente.

Vaga reservada

De acordo com a UPA, a Central de Regulação de Pernambuco já reservou uma vaga de UTI na Sesac do Prado para a referida paciente. Os trâmites para a transferência estão sendo realizados. A paciente está recebendo a devida assistência, estando inclusive fazendo uso de ventilação mecânica. A direção da UPA informou que emite diariamente boletins dos seus pacientes e repassa aos familiares por telefone ou presencialmente.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

+VÍDEOS