transporte

Vídeo mostra aglomeração em ônibus no Recife e cadeirante fica sem conseguir entrar

O registro do ônibus T.I. Joana Bezerra/Aeroporto oi feito por um telespectador da TV Jornal

Com informações do Por Dentro Com Cardinot
Com informações do Por Dentro Com Cardinot
Publicado em 16/09/2020 às 14:51
Cortesia/Whatsapp
FOTO: Cortesia/Whatsapp

Um vídeo enviado para a produção do Por Dentro com Cardinot e exibido, nesta quarta-feira (16), mostra aglomeração em ônibus da linha T.I. Joana Bezerra/Aeroporto quando passava pela Avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. Nas imagens, é possível ver o transporte completamente lotado e mostra também que um cadeirante não conseguiu entrar no ônibus.

Ônibus irregulares

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) informou que fiscalizou 91 ônibus que circulam pela Região Metropolitana do Recife. De acordo com o Ipem-PE, a fiscalização foi feita entre os dias 17 de agosto e 02 de setembro, e 90 foram reprovados por não atenderem aos requisitos estabelecidos pelo Inmetro, ou seja 99% apresentaram regularidades.

>>Terminais Integrados de ônibus e Metrô do Recife terão gestão privada em 2021

Em caso de irregularidades, o cidadão pode entrar em contato, inclusive de forma anônima, com a ouvidoria do Ipem-PE e realizar sua denúncia através do 0800 081 1526 ou do formulário constante no site www.ipem.pe.gov.br.

Nota do Grande Recife na íntegra

O Grande Recife informa que, conforme é possível ver no vídeo, o motorista da linha 026 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra, veículo 335, descumpriu a Portaria 074 que trata da capacidade máxima dos ônibus durante a pandemia da Covid-19. Além desta, foi descumprida ainda a Portaria 205 que prioriza o embarque de pessoas com deficiência no transporte público da Região Metropolitana. O Consórcio irá averiguar se a empresa operadora estava com a frota programada para o dia e horário em que as imagens foram feitas. Caso tenha operado com um número de veículos menor que o estipulado na ordem de serviço, a empresa será autuada. Acrescentamos que os rodoviários são periodicamente capacitados para o melhor atendimento às pessoas com deficiência.

Nota da Urbana-PE na íntegra

A Urbana-PE informa que durante a pandemia a oferta do serviço vem sendo ajustada diariamente pelo Grande Recife Consórcio de Transporte de forma a melhor atender à população. DEsde então tem sido disponibilizada frota superior à demanda pelo serviço e as empresas operam de acordo com o planejamento do órgão gestor. Reforçamos que a maior parte dos passageiros utiliza os cartões vem para embarcar e que o setor continua investindo na modernização e ampliação da rede de venda de créditos eletrônicos e incentivando o uso dos cartões vem, que confere maior agilidade e segurança à operação. a admissão do eventual pagamento em dinheiro é uma forma de garantir uma alternativa para o embarque de todos os nossos clientes.

+VÍDEOS