Receita

Receita de Bolo de Rolo no Sabor da Gente, com o chef Rivandro França

Tem receita tradicionalíssima e muito pedida no Sabor da Gente dessa quinta-feira!

Flávio Paulo da Silva Filho
Flávio Paulo da Silva Filho
Publicado em 03/09/2020 às 11:30
Flávio Oliveira
FOTO: Flávio Oliveira

Atendendo a pedidos, no Sabor da Gente de hoje (03) você vai aprender uma receita queridinha pelos pernambucanos: Bolo de Rolo! E o chef Rivandro França te ensina todos os segredos para fazer esse preparo. Confere!

Bolo de rolo

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar

10 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

5 ovos

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio

300 g de goiabada em barra ou

400 g de goiabada cremosa

Modo de Preparo:

Massa: bata a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo e claro. Acrescente os ovos um a um batendo sempre. Se desejar, nesse momento adicione a essência. Diminua a batedeira para a velocidade mínima e, aos poucos, acrescente a farinha de trigo.

Bata o suficiente apenas para misturar a massa. Preaqueça o forno a 240ºC. Espalhe cerca de 4 a 5 colheres de massa com o auxílio de uma espátula de cortar bolo em cada assadeira. Cada camada leva aproximadamente de 3 a 4 minutos para assar.

Você saberá o ponto certo quando a massa estiver opaca e não colar no seu dedo. Tire imediatamente para não passar do ponto. Espalhe o recheio e enrole ainda quente.

Faça do mesmo modo com as demais camadas, porém você irá juntá-las pela emenda. Decore com açúcar.

Recheio: se usar goiabada em barra, cozinhe em 500 ml de água. Derreta a goiabada com água em fogo baixo e deixe engrossar até atingir a textura desejada para espalhar.